Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, participou da abertura do III Encontro de Universidades MetaRed Brasil, cujo tema é Transformação Digital

Começou nesta terça (5) o III Encontro de Universidades MetaRed Brasil, realizado em parceria com o Semesp. O encontro, cujo tema é Transformação Digital, tem como objetivo apresentar uma série de painéis e palestras sobre o tema e prossegue ainda nesta quarta e quinta, 6 e 7 de outubro.

Na abertura do evento, que contou com as presenças do diretor da Universia Brasil, Anderson Pereira, e do reitor da Unicesumar, Wilson Matos, a presidente do Semesp e da MetaRed Brasil, Lúcia Teixeira, destacou o caráter internacional da MetaRed e a postura de hub de cooperação do Semesp, além de refletir sobre o tema do encontro. “As invenções e os esforços tecnológicos devem ser alavancados por meio de novos mecanismos de gestão e inovação colaborativa entre universidades, parceiros, fornecedores, clientes, startups, institutos de pesquisa”, declarou ela.

Para Teixeira, um dos principais desafios que as IES irão enfrentar é a construção de ecossistemas digitais a partir de critérios de responsabilidade corporativa, transparência, equidade e cibersegurança. “Outro desafio é a formação de recursos humanos com novas competências digitais para inovação e investimentos na educação que favoreçam a experiência em culturas digitais inovadoras, colaborativas e analíticas, um dos compromissos do Semesp”, afirmou.

Lúcia Teixeira parabenizou também o vencedor do Prêmio de Boas Práticas na Gestão de TI, que selecionou um projeto inovador na área de tecnologia da informação. O professor Ricardo Holderegger, da Universidade Santa Cecília, foi o escolhido graças ao desenvolvimento de um sistema de fluxo de chamadas de atendimento para suporte da TI da Unisanta. Holderegger agradeceu o prêmio e elogiou as lideranças da IES que estão abertos à inovação e tecnologia. “O uso da tecnologia sem estratégia só amplia abismo”, decretou ele.

Mapa de uso de Recurso TIC

O coordenador da MetaRed Global, Tomas Jiménez García, durante III Encontro de Universidades MetaRed Brasil

Transformação digital e educação

Na primeira mesa do encontro, o secretário Executivo da MetaRed e Diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis, e o coordenador da MetaRed Global, Tomas Jiménez García, palestraram sobre o tema A MetaRed como agente de transformação institucional. Reis apresentou uma série de dados sobre a MetaRed Brasil e apontou alguns caminhos que podem incentivar as IES a ingressarem em uma rede de cooperação. “Diálogo com outras IES, troca de experiências, aprendizado institucional, redução de custos, criação de conexões e internacionalização são alguns desses pontos”, citou ele.

Tomas Jiménez destacou que vivemos em um mundo globalizado, com desafios e soluções similares que podem ser melhor resolvidos e desenvolvidos a partir do ponto de vista da colaboração, com uma maior aproximação entre as IES. Segundo ele, a MetaRed conta com a participação de presidente e gestores das IES para facilitar o caminho de reconhecimento e apoio à importância da transformação digital. Além de destacar as linhas estratégicas que guiam a MetaRed, Tomas Jiménez apresentou algumas das ações que a rede está conduzindo, como a realização de cursos que promovem formação e de pesquisas.

Alexandre M dos Anjos, presidente da Associação Universidade em Rede, também participou da mesa e anunciou uma parceria entre a Unirede, rede composta por IES públicas, e a MetaRed Brasil. “Existimos desde a década de 90 e, assim como a MetaRed, estamos divididos em grupos de trabalho, o que motivou nossa aproximação com a rede”, disse.

A mesa Transformação Digital e Educação apresentou cases de IES que já mudaram sua cultura institucional e abraçaram a inovação

Na segunda mesa do encontro, foram apresentados dois diferentes cases de IES que já estão pensando e inserindo a transformação digital na cultura institucional das instituições. Janes Fidélis Tomelin, pró-Reitor de Ensino EaD da Unicesumar, e Pedro Miguel Ruiz, vice-reitor de Estratégia da Universidade de Murcia, contaram sobre as experiências das suas IES.

O III Encontro de Universidades MetaRed Brasil prossegue nesta quarta e quinta, 6 e 7.