Índice de Empregabilidade do Ensino Superior

Empregabilidade é a capacidade ou possibilidade de um profissional conseguir um emprego e manter-se nele. É o conjunto de condições para que o profissional seja contratável em qualquer tipo de negócio ou até mesmo modelos de trabalho e envolve características como alinhamento profissional, autoestima, desenvolvimento de competências, planejamento de carreira, comportamento ético e marketing pessoal. Ter ensino superior também ajuda na empregabilidade.

Em tempos de crise econômica e altas taxas de desemprego, a empregabilidade é importante e será discutida em evento na sede do Semesp, na próxima quinta-feira, 10 de outubro. A 2ª Jornada de Empregabilidade tem como objetivo reunir especialistas, líderes de Instituições de Ensino Superior (IES) e profissionais do mercado para discutir os desafios e a importância de estratégias de empregabilidade em faculdades e universidades. O evento busca trazer diferentes perspectivas sobre o ecossistema de carreira em Instituições de Ensino, abordando as visões dos alunos, dos empregadores e das Instituições de Ensino.

“Queremos aprimorar a jornada de carreira de estudantes e egressos, além de impactar o diferencial competitivo das IES por meio de pilares como captação, retenção e escala”, explica o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, que lançará durante o evento o projeto Pesquisa de Empregabilidade, levantamento feito com alunos egressos de faculdades e universidades.

A programação do evento ainda contará com palestras sobre as competências mais demandadas pelo mercado de trabalho, as perspectivas dos empregadores sobre a geração que está entrando no mercado de trabalho e um painel sobre os desafios das IES na preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

As inscrições gratuitas para participar do evento podem ser feitas aqui.