É comum ouvirmos nos últimos anos, no âmbito do ensino superior, que é preciso apostar em inovação acadêmica. Essa necessidade foi o foco da programação do 2º dia da 10ª Missão Técnica Internacional do Semesp, realizado nesta sexta-feira 20/04, em Sydney na Austrália, que proporcionou à comitiva brasileira, formada por 40 participantes, entre gestores de Instituições de Ensino Superior – IES, representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres/MEC e a equipe do Semesp, uma imersão nas inúmeras possibilidades de inovação para o ambiente acadêmico.

A programação do dia teve início na Australian Technology Network (ATN), entidade australiana que reúne cinco das universidades mais inovadoras e empreendedoras do país. A ATN é reconhecida como líder global de uma nova geração de universidades focadas em colaborar com a indústria, pesquisa e formação de graduados para se tornarem pensadores globais nos negócios e na sociedade. Na ocasião, o grupo de brasileiros tomou conhecimento sobre as novas propostas da entidade direcionadas a temas de relevância para o ensino superior, como consórcios e redes de cooperação, inovação acadêmica, considerando o modelo de trabalho em redes, estratégias de internacionalização e a aplicação do marketing como ferramenta de rede.

Em outra visita técnica que fez parte da programação do dia, a comitiva do Semesp também pode conhecer a University of Technology Sydney (UTS) que proporcionou aos participantes uma visão mais ampla sobre as oportunidades de captação de recursos, especialmente para alunos de pós-graduação, bem como possibilidades de parcerias em áreas de interesse na América Latina para projetos de pesquisa em conjunto destinados à graduação. Na oportunidade, o grupo acompanhou um seminário exclusivo sobre o papel das IES em um ambiente em constantes mudanças.

Modelo de Coworking

Ainda na UTS, os participantes puderam conhecer o espaço de coworking da universidade, intitulado de UTS Hatchery, oferecido aos alunos e também aos funcionários que desejam aprender as habilidades fundamentais para o empreendedorismo.

Segundo Fábio Reis, diretor de Inovação Acadêmica e Cooperação de Redes do Semesp, a iniciativa proporciona uma experiência prática de aprendizado na qual os participantes são expostos a métodos de pensamento inovadores, além de serem apoiados para desenvolver e testar ideias de negócios em potencial.

No Brasil e no mundo, muitos empreendedores optam pelo coworking porque, dessa forma, não precisam montar seu próprio escritório e, além disso, podem conviver com uma comunidade de empreendedores de diferentes áreas.

A 10ª Missão Técnica Internacional do Semesp acontece até o dia 30 de abril, e, além de Sydney, percorrerá as cidades de Brisbane e Melbourne para conhecer o sistema educacional da Austrália, reconhecido como um dos melhores do mundo.