O servidor é um equipamento indispensável em instituições de ensino, pois garante qualidade, segurança e agilidade no acesso a dados

por Juliana Duarte

171_44

O que é

Servidores são computadores como quaisquer outros. No entanto, algumas características os diferenciam das máquinas comuns, como potência de processamento, boa capacidade de memória e hardware que funcione ininterruptamente. O sistema é imprescindível em instituições de ensino, pois é ele quem centraliza e gerencia o acesso a serviços como internet, banco de dados, correio eletrônico e compartilhamento de arquivos. A ferramenta permite que todos os computadores ligados à rede tenham acesso aos dados.

Por que utilizar

Uma das principais vantagens de instalar um servidor em uma universidade é a centralização dos dados, o que contribui para a busca de informações, deixa a rotina mais ágil, garante segurança no acesso e facilita no momento de fazer um backup. Outro benefício, no caso de professores e funcionários, é o acesso remoto aos e-mails e possíveis dados. Em laboratórios de informática, o aluno pode saber quantos arquivos estão na fila para impressão e ainda pode compartilhar dados com seus colegas – basta salvar algo na rede.

Como funciona

O sistema centraliza e distribui as informações aos computadores ligados à rede. Isso torna as operações mais seguras e eficientes. Para que a máquina funcione corretamente, porém, é fundamental colocá-la em local reservado e bem refrigerado – as altas temperaturas podem danificá-la.

Tipos

Existem diferentes tipos de servidores e a escolha varia de acordo com as necessidades da instituição. Um dos mais conhecidos é o de arquivo, que armazena dados (textos, planilhas e trabalhos universitários, por exemplo) que são compartilhados entre os computadores em rede. O equipamento dá livre acesso às informações compartilhadas. Outro tipo bastante usado em empresas é o servidor de e-mails, responsável pelo armazenamento e envio de mensagens. Há também o servidor de banco de dados (que controla as informações nele contidas), o de impressão (gerencia os arquivos que estão na fila da impressora) e o FTP, muito usado para receber informações de usuários que não estão interligados à rede.

Quanto custa

O valor dos servidores varia bastante de acordo com sua configuração, o que inclui a capacidade de memória, e com a marca do equipamento. Ao optar por um é importante pesquisar as características de cada modelo, para não haver arrependimentos futuros. Em seguida, é fundamental optar por um profissional com experiência para gerenciá-lo. Sua vida útil é de três a cinco anos.

Onde encontrar:

DELL
www.dell.com.br
HP
www.hp.com.br
Intel
www.intel.com.br