A Apple anunciou em janeiro último que está ampliando suas atividades com plataformas educacionais para países da América Latina, Ásia e Europa. O iBooks Textbooks e o iTunes U Course Manager antes estavam disponíveis apenas para alguns países como Estados Unidos e Inglaterra.

Os aplicativos disponibilizam conteúdos interativos que podem ser utilizados por alunos e professores, possibilitando que o ensino seja customizado de acordo com as necessidades do usuário. O iBooks Textbooks traz livros em formato multi-touch com animações, diagramas 3D rotativos, galerias de imagem e vídeos. Já o iTunes U Course Manager, permite que o conteúdo seja compartilhado pelos alunos e professores com seus colegas de classe ou com usuários de todo o mundo.

A plataforma educacional de livros da Apple está disponível agora em 51 países, incluindo Brasil, Itália e Japão e já possui todo o conteúdo principal do currículo das escolas de ensino médio dos Estados Unidos e 70% das escolas do Reino Unido. Além de livros de instituições de ensino superior tradicionais como Universidade Oxford e Universidade Cambridge.

Instituições brasileiras como a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) também já utilizam a tecnologia do iTunes U para disponibilizar materiais.

Tanto o iBooks Textbooks quanto o iTunes U Course Manager já estão disponíveis para download gratuito para o sistema operacional da Apple, o iOS.