Prof. Hermes Ferreira Figueiredo ocupou a presidência do Semesp de 2005 a 2021. Atualmente ocupava o cargo de vice-presidente.

Diretores do Semesp prestaram homenagens ao longo desta segunda (26) ao Prof. Hermes Ferreira Figueiredo. Hermes comandou a entidade de 2005 a 2021 e, atualmente, ocupava o cargo de vice-presidente. Ele faleceu em São Paulo aos 83 anos. A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, também prestou homenagem ao amigo.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, disse que a perda do Prof. Hermes lhe trouxe enorme comoção. “Nos últimos 16 anos, eu tive o privilégio de trabalhar sob a sua liderança e pude acompanhar de perto a sua dedicação como um dos maiores expoentes do ensino superior brasileiro em defesa do setor e da qualidade da educação superior no país”, lembrou. “Mais do que tudo, sentirei falta da sua amizade, das nossas longas conversas e do seu refinado humor”.

“Nosso eterno Presidente”, lamentou Valdir José Lanza, vice-presidente do Semesp. “Um amigo de todos, um boa praça, solícito, presente, centrado e atuante. Fez muita diferença para todos nós como líder por mais de uma década à frente do Semesp. Um dos gigantes da educação brasileira”, elogiou. “Simples, sensato, inteligente e muito divertido. Vai fazer muita falta. Aprendi muito ao seu lado. Foi um padrinho, um conselheiro, um amigo e um exemplo de vida. Agora vai se encontrar com o Prof. Gabriel Mario Rodrigues, Prof. Antônio Veronezi,  Prof. Gilberto Padovese e os outros guerreiros da educação”, continuou. “A história do Prof. Hermes é a história do segmento educacional brasileiro. É uma história de perseverança, paixão e superação. Que o Senhor conforte o coração da Sra. Dagmar, dos filhos Fábio, Patrícia, Débora, dos seus netos e parentes. Viverá para sempre em nossos corações.”

A diretora Financeira da entidade, Profa. Cecília B. Pires Tavares de Anderlini, relembrou dos anos que Hermes dedicou ao desenvolvimento da Educação Superior no Brasil. “Amigo Hermes, você deixa um legado expressivo para todos que escolheram esse caminho para trilhar. A Constelação Cruzeiro do Sul foi muito bem escolhida para orientar seus passos enquanto esteve entre nós”, disse ela, destacando também a família do Prof. Hermes. “Com a licença de todos, quero falar do meu amigo Hermes, que, junto com [sua esposa] Dagmar  construiu uma família linda, feliz e por ela foi muito amado. Hoje me despeço daquele que soube ser um só em cada momento vivido. A fé inabalável da Dagmar será o amparo maior que ela e sua família terão.
Descanse merecidamente Hermes, sereno em sua nova moradia.”

A diretora de Segmento Centro Universitário, Zely Fernanda de Toledo Pennachi Machado, disse que o Prof. Hermes era daqueles líderes que parecem imortais. “É assim que eu o via”, decretou. O diretor Financeiro Raul Gustavo Porto Gennari também demonstrou seu pesar. “Que tristeza, estou de coração apertado”, lamentou. O membro suplente do Conselho Fiscal, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, desejou que o Prof. Hermes finalmente descansasse em paz depois da luta contra o câncer. “Espero que nosso bom Deus e pai esteja confortando a família do amado Prof. Hermes”, também se manifestou o Prof. José Francisco Hintze Jr, diretor do Segmento Universidade.