Dr. José Roberto Covac

Dr. José Roberto Covac, diretor Jurídico do Semesp e sócio da Covac Sociedade de Advogados

O Dr. José Roberto Covac, diretor Jurídico do Semesp e sócio da Covac Sociedade de Advogados, fará uma palestra sobre o “Futuro da Educação Brasileira”, na próxima quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 9 horas, no Plenário da CNE, em Brasília, seguido de um debate com os conselheiros do CNE aberto ao público interessado em assistir.

O convite foi feito pelo presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Antônio de Araújo Freitas Júnior, para abordar as questões que projetam a educação superior para o século 21, dominado pela inovação e pela tecnologia em todos os setores da sociedade humana e, por consequência, também no âmbito educacional.

“O enfoque  dado  será o importante  papel do Conselho Nacional  de Educação, como órgão de Estado,  no acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação, em um momento que a educação passa por necessárias mudanças nas  metodologias de ensino, influência na tecnologia e educação digital,  novas profissões que estão surgindo, bem como a necessidade de inclusão social, universalização do ensino e erradicação do analfabetismo, segundo o advogado.

Segundo o Covac , “o futuro projeta um modelo de regulação não burocrático e centralizador, que tenha como referencial a autoavaliação e a avaliação externa, contemplando um papel mais ativo e inovador da comunidade acadêmica, com autorregulação institucional e menor dependência governamental”.

Da mesma forma, em relação aos processos avaliativos, que para o sócio da Covac “devem contemplar o avanço dos sistemas educacionais no mundo, atualmente mais complexos e amplos, exigindo respeito à diversidade regional e à identidade institucional, o que é preconizado pelo SINAES”, afirma.