O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, esteve no SADEBR São Paulo na manhã desta terça-feira, 24, apresentando a palestra “O que esperar do ensino superior privado em 2020 e as profissões do futuro”.

Depois de passar por Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Fortaleza, o SADEBR está sendo realizado nesta terça e quarta-feira, 24 e 25, no Teatro FECAP, em São Paulo. O maior evento de Marketing Educacional do país traz na programação da 12ª edição em São Paulo o publicitário, roteirista e humorista do Porta dos Fundos, Antônio Tabet; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a head de Marketing Institucional e Relacionamento Estratégico da ESPM, Jane Mündel; o diretor Executivo de Marketing EAD da Unicesumar, Tiago Stachon; entre outros.

Durante sua palestra, Rodrigo Capelato apresentou números do cenário nacional, apontando algumas necessidades das IES para repensarem suas estratégias.  “O desemprego, tanto do estudante quanto de um membro da família, e a perda de renda estão fazendo os jovens postergarem a entrada no ensino superior”, disse Capelato. “Isso traz uma característica importante: haverá, sim, uma queda de matrículas, mas haverá, também, um novo público, de olho no que está sendo ofertado e mais criterioso na hora de escolher onde investir na sua educação”, pontuou.

Sobre as profissões do futuro, Capelato perguntou: “Será que estamos acompanhando a evolução do mundo moderno, as novas tecnologias e as possibilidades da Inteligência Artificial?”. Como resposta, ele citou como exemplo a evolução dos cursos mais procurados na IES. “Direito, Pedagogia e Administração estão no topo do ranking desde o início dos anos 2000 até hoje”, disse. “Essa é uma informação que precisa ser pensada e avaliada”.

Como exemplos de possíveis profissões do futuro, Capelato descreveu cargos que ainda não existem: agricultor urbano, defensor da ética tecnológico, mentor para desenvolvimento do conhecimento, curador de memória pessoal e conservacionista de identidade nacional. “Parece coisa de ficção científica o que estou falando? Parece que estamos muito longe disso?”, perguntou Capelato. “Não, essas mudanças já estão acontecendo e as IES não estão atendendo essas demandas. Isso é uma oportunidade enorme, mas temos que correr atrás dela”, avaliou.

Além da apresentação de Capelato, o gerente de Programas de Financiamento do Semesp, Alexandre Mori, está participando do evento com o objetivo de estreitar o relacionamento com as IES.

O SADEBR é um evento dedicado exclusivamente a mantenedores, dirigentes, profissionais de comunicação, marketing e TI de instituições de Ensino. Em sua 12ª edição, em 2019, o SADEBR trouxe importantes indicadores sobre o mercado educacional nacional. Diante de uma realidade de retração de mercado no ensino presencial e uma crescente na EAD, essa edição especial focou em tecnologias, processos e práticas utilizadas para aumentar a competitividade das instituições de ensino.

Confira a programação completa no site SADEBR