Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, participou nesta sexta, 28, do Summit Educação Brasil 2020, evento gratuito e online realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Também participaram do debate, que teve como tema As universidades e o desafio de continuar online no segundo semestre, Mozart Neves Ramos, da cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP, Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, e João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O universo das IES privadas é muito diverso, e o setor privado enfrentou uma situação muito difícil com a pandemia porque não houve tempo de planejamento para a transição das aulas presenciais para as remotas”, afirmou Capelato durante o evento. “99% das IES privadas migraram para o modelo remoto e enfrentaram uma série de problemas. Mas o Instituto Semesp realizou uma pesquisa com alunos e docentes, e eles entenderam que foi a medida mais adequada para o momento”, apontou.

Durante o debate, Capelato discorreu também sobre a imensa pressão que o setor privado sofreu, inclusive com movimentos que pediam redução horizontal das mensalidades. “As mensalidades são a fonte de renda das IES, que ainda tiveram que arcar com novos custos com a transição das aulas para o modelo remoto porque essas aulas não são como as da modalidade EAD, gravadas de forma assíncrona”, citou. “O setor ainda sofreu com aumento da evasão e inadimplência”, acrescentou.

Rodrigo Capelato criticou a falta de políticas públicas para a educação de forma geral e lamentou também o projeto de reforma tributária que onera ainda mais ao setor, com aumento da alíquota de imposto e o fim de isenções que poderão por fim ao ProUni. “O fim do ProUni e o aumento das mensalidades gerado pelo aumento dos impostos podem acarretar em uma perda de mais de 1,6 milhões de alunos em 10 anos para o setor privado, o que vai comprometer ainda mais a nossa já baixa taxa de escolarização líquida”, lamentou.

Confira o debate na íntegra

O evento está acontecendo desde o início da semana e se encerra na segunda-feira, 31 de agosto.