Audiência Pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Audiência Pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis, participou nesta quinta, 22, de audiência pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre os referenciais de qualidade da Educação Superior a Distância (EaD). A pauta da audiência foi a análise e o debate das propostas oriundas do Grupo de Trabalho criado pela Secretaria da Educação Superior (SESu)para atualização desses referenciais, em reunião realizada no último dia 24 de outubro.

“O último documento de referenciais de qualidade da Educação Superior a Distância foi produzido em 2007”, lembra Fábio Reis. “A Educação mudou e, consequentemente, a modalidade EaD também se transformou, em questões de parâmetros, concepção de currículo, competências exigidas, espaços de aprendizagem, papel do professor, acesso à tecnologia, etc”, explica. “Diante dessa nova sociedade e das questões ligadas a 4ª Revolução Industrial, esse GT está atualizando esses referenciais”.

De acordo com Fábio Reis, a Comissão de Educação das Câmaras dos Deputados convocou o GT para apresentar quais são as propostas que o grupo está debatendo e as expectativas dessa atualização dos referenciais. “Como especialista em educação, eu defendi durante a audiência que, atualmente, precisamos parar com essa separação entre ensino presencial ou a distância. Devemos pensar em uma educação digital, híbrida e flexível a partir da perspectiva dos estudantes”, avalia.

A audiência pública aconteceu sob a coordenação do deputado federal Celso Jacob (MDB-RJ) e contou com a participação de representantes de diversos órgãos ligados à educação – como a Secretaria de Educação Superior, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), ligadas ao Ministério da Educação; a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP); o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior; a Associação Brasileira de Educação a Distância; e especialistas em educação.