Congresso Internacional de Inovação Educativa (CIIE)

Fábio Reis, diretor de Inovação e de Redes do Semesp, durante o Congresso Internacional de Inovação Educativa (CIIE), em Monterrey

Currículo flexível, formação por competência, ensino híbrido, gestão colegiada, modelo dual  e empoderamento dos alunos e professores. Essas foram algumas das experiências que o Semesp presenciou durante tour acadêmico a IES mexicanas.

Depois de encontros internacionais na Austrália, Portugal, Argentina, Finlândia e Colômbia, o diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, fechou 2018 participando de um tour acadêmico no México. No país, Reis visitou cerca de 10 instituições de ensino na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey entre os dias 5 e 13 de dezembro. O convite da visita partiu de Salvador Malo, ex-diretor Geral de Educação Superior do México.

O objetivo da viagem foi ampliar a cooperação internacional entre o Semesp e IES mexicanas, visando a busca por novos conhecimentos, o desenvolvimento de projetos e o aumento do relacionamento da entidade. “O que mais me surpreendeu foi perceber como o modelo educativo das IES mexicanas é bem estruturado e consciente em relação à mudança do perfil dos alunos diante do mundo digital e das novas tecnologias”, pontuou Fábio Reis durante a viagem.

Entre as IES visitadas por Fábio Reis estão universidades referência no país, como a Universidad del Valle de Mexico, IES presente em 13 estados e com 129 mil estudantes;  a Univerdad Panamericana, que completou 50 anos em 2017; e a Universidad de Monterrey, cuja filosofia é pautada pela ética e formação humana das pessoas.

“Foi muito interessante perceber, por exemplo, como a Universidad del Valle de Mexico está organizada e planejada”, disse Fábio Reis. “A Universidad Panamericana concilia tradição em inovação e tem apostado em uma gestão colegiada para destacar o empoderamento dos alunos e professores”, avaliou. “Já a Universidad de Monterrey une formação humana e profissional e criou o Modelo Tec. 21, um modelo acadêmico sistêmico e inovador”.

Parque Tecnológico Iteso

Fábio Reis na frente do Parque Tecnológico Iteso, IES que busca aplicar projetos sociais interdisciplinares e repensa seu modelo acadêmico a partir do impacto tecnológico da revolução 4.0

Em Gadalajara, Fábio Reis visitou o Instituto Tecnológico Mario Molina, IES pública que aposta na cultura empreendedora e em um modelo dual. “Lá, os estudantes podem optar por cursar até dois semestres inteiros dentro de uma empresa, o que possibilita um amplo conhecimento de mercado aos que ainda estão na faculdade”, contou.

Outra instituição que recebeu visita do Semesp dentro do tour acadêmico no México foi a Iteso, que busca aplicar projetos sociais interdisciplinares e repensa seu modelo acadêmico a partir do impacto tecnológico da revolução 4.0.

CIIE

Além das visitas às IES, durante a viagem ao México, Fábio Reis também participou do 5º Congresso Internacional de Inovação Educativa (CIIE), evento realizado em Monterrey que contou com a presença de mais de 3 mil participantes de 770 IES de 20 países diferentes.

Promovido pelo Instituto de Monterrey, o congresso é focado nas tendências e práticas que estão revolucionando a educação no mundo. Nessa edição, os temas discutidos foram tendências educativas, tecnologias para a educação, gestão de inovação educativa, inovação acadêmica da saúde e formação ao longo da vida.