A delegação brasileira do setor de Educação e Formação Profissional percorreu várias cidades da Alemanha, durante o mês de fevereiro, para realizar visitas técnicas em renomadas empresas e instituições alemãs envolvidas na Formação Dual. A programação proposta pela Câmara Brasil-Alemanha encerrou seu roteiro com uma visita guiada naquela considerada a maior feira mundial de educação profissional – Didacta.

A viagem que começou no Sul do país contou com uma visita técnica na Duale Hochschule Baden-Württemberg e na Robert Bosch GmbH, em Stuttgart. Em seguida a delegação viajou para Karlsruhe para conhecer o Instituto de Tecnologia Karlsruhe KIT e a Fábrica de Aprendizagem 4.0. O último compromisso naquela região foi na empresa Festo AG & Co. KG, em Ostfildern.

Ao destinar-se para o Norte, em Wolfsburg, a delegação brasileira teve a oportunidade de conhecer a Volkswagen AG, antes de chegar no destino final da viagem: Hannover. Um dos focos da delegação, a visita guiada na Didacta apresentou os diversos cursos do sistema Dual, oferecidos em um formato de aprendizado que une a teoria à prática, técnica muito utilizada pelas instituições e empresas alemãs que seguem esse modelo de formação.

Entre os participantes da delegação estiveram profissionais do SENAI, da Bosch Rexroth Ltda., da Fatec Sebrae – Centro Paula Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do Centro Universitário ENIAC e da Fundação Dom Cabral. Segundo os integrantes, o grande interesse em conhecer a metodologia da Formação Dual alemã teve intuito de analise para futura introdução na própria Formação Profissional em cooperação com empresas brasileiras.

“A Alemanha é uma referência na Formação Profissional Dual e o programa de visitas proporcionará aos participantes um panorama da 4ª Revolução Industrial conciliada à educação técnica”, afirma Patrícia Caires, Diretora do Centro de Competência Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha.

O objetivo da viagem foi proporcionar a troca de informações quanto ao desenvolvimento educacional nas empresas alemãs, apresentar instituições de ensino técnicas, faculdades e projetos colaborativos de aprendizado da Indústria 4.0 além de identificar as tendências da digitalização na formação profissional.