Unisinos desenvolve projeto que promove a reinserção social de ex-presidiários

por Juliana Duarte

Oferecer o apoio necessário a quem busca uma segunda chance é a base de uma das principais iniciativas mantidas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Criado em 2011 por Alexandre Ayub Dargél, professor do curso de direito, o projeto Egressos do Sistema Prisional prevê apoio jurídico e psicológico a ex-presidiários da cidade de São Leopoldo (RS) e arredores. “Trabalho na área criminal e vejo que o argumento mais usado para a reincidência é a falta de oportunidades”, afirma. Para amenizar o problema, ele decidiu disponibilizar atendimentos semanais gratuitos a egressos e a seus familiares.

Alunos de três cursos da instituição – direito, psicologia e serviço social – realizam o trabalho sob a supervisão dos professores. “Chamamos o primeiro contato de acolhimento, etapa em que o estudante detecta quais questões terá de enfrentar e qual tipo de assistência deve ser oferecido ao egresso. A partir daí, essas três áreas atuam integradas a favor da reinserção”, comenta Dargél.

O público-alvo são pessoas que perderam os vínculos familiares, apresentam baixa escolaridade e enfrentam dificuldades no retorno ao mercado de trabalho. Os atendimentos psicológicos são voltados para a questão dos relacionamentos, tanto entre os parentes mais próximos quanto com a comunidade em geral. Na esfera profissional, a Unisinos faz acordos com empresas para a disponibilização de vagas aos participantes do projeto. “A ação inclui a articulação de parcerias com companhias e entidades públicas da região para encaminhamento e participação em cursos de capacitação e postos de trabalho”, comenta Dargél.

O resultado, segundo ele, tem sido positivo para todos os participantes. Para os alunos, o saldo também é de aprendizado e de uma formação mais sólida. “Além de obter o conhecimento técnico na sala de aula, eles lidam com situações e dificuldades reais. É uma experiência integral. O trabalho em equipe, já que estão sempre em contato com colegas de outros cursos, também é enriquecedor”, diz.

A meta para os próximos anos é expandir os atendimentos, firmar parcerias com outras instituições e falar mais diretamente com os familiares. “Eles são fundamentais na reinserção social”, explica.

O projeto acontece no Centro de Cidadania e Ação Social da instituição e está aberto a quem deseja participar.

Raio X
Egressos do Sistema PrisionalTempo de criação do projeto: 3 anos
Alunos participantes atualmente: 3
Professores participantes: 3
Egressos atendidos: mais de 30
Tempo de atendimento: 1 hora
por semana