As instituições de ensino superior privado, público e técnico têm até 15 de maio para enviar informações para o Censo da Educação Superior 2013. O preenchimento é feito online, através do site. Serão coletados dados sobre recursos humanos, financeiros, biblioteca, informações adicionais e infraestrutura do local de oferta.

Após a coleta, os dados são validados ou corrigidos delas instituições, conferidos pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e então divulgados, pelo mesmo instituto. De acordo com o Inep, é esperada a participação de 2.400 instituições de educação superior, além de mais de 7 milhões de alunos, distribuídos entre cursos de bacharelado, licenciatura, tecnológicos e sequencias de formação específica.

O Censo existe desde 1980 e reúne informações sobre número de matrículas, ingressos, concluintes, cursos de graduação e sequenciais de formação específica e docentes, apresenta recortes de classe social, etnia e gênero, e contribui para a elaboração de indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Acesse aqui o manual montado pelo Inep com o passo a passo do processo para as instituições de ensino superior.