O curso de Direito das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA), de Catanduva/SP, lançou a cartilha “Controle social dos gastos públicos”, fruto de projeto de extensão desenvolvido por alunos com a parceria e orientação da Profª Ivana Mussi Gabriel.

O projeto começou para Ivana em 2006 quando se perguntava: ‘De que adianta saber, na teoria, como um cidadão pode controlar os gastos públicos se, na prática, este mesmo cidadão não sabe? Desde sempre, o Brasil não investe em educação. Percebi que a maior fonte de transformação estaria dentro da escola e não fora dela. Era preciso preencher as lacunas do Estado. Era fundamental ensinar o adolescente, que está em processo de formação, a ter uma postura racional diante do Estado. Em outras palavras, era preciso dar poder a ele, com informação. Se conseguisse fazê-lo entender que o titular da coisa pública é o cidadão comum e não o governante e que todos têm direito a uma administração pública sem corrupção, seria perfeito’.

A professora lembra que no século XX, Anísio Teixeira, idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira, já dizia: “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar uma máquina que prepara as democracias. E essa máquina chama-se escola”, e para ela a mesma preocupação continua.

Assim, em 2014, quando a FIPA abriu as inscrições para os projetos de extensão, a Profª Ivana resolveu participar com o tema “Controle social dos gastos públicos”, e após algumas reuniões e estudos, alunos resolveram também enfrentar o desafio de ensinar.

A cartilha está disponível no site do curso de Direito da FIPA (http://goo.gl/XFERdS ), em uma página no Facebook, “Mensalinho contra corrupção” e no “Blog do Mensalinho” , onde os alunos da equipe postam semanalmente artigos informativos a respeito do controle social dos gastos públicos além do resultado de um questionário aplicado em escolas para medir o grau de conhecimento do cidadão sobre diversos temas.