Com a verba cada vez menor, os cientistas brasileiros enfrentam o dilema de como manter viva a produção científica. Uma reportagem feita pelo Fantástico mostra as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores em universidades e centros de pesquisa no Brasil, após a crise econômica e os cortes feitos pelo governo.

Em alguns laboratórios faltam até água e luz e, por isso, muitos cientistas estão deixando o país. A reportagem destaca a importância da pesquisa no processo de cura de doenças como mal de Parkinson e Alzhaimer, no desenvolvimento de programas aeroespaciais (lançamento de satélites), e também na cura e tratamento do Zika vírus.

Em 2017, o orçamento total com pesquisas foi de 15,6 bilhões para 8,7 bilhões, um corte de 44%, quase metade, em comparação ao ano anterior.

Incentivo à pesquisa – 17º CONIC-SEMESP

Ciente dos problemas enfrentados pela Ciência no Brasil, o Semesp promove há 17 anos o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) que tem como diretrizes despertar a vocação para os campos de pesquisa e carreiras tecnológicas, estimular professores a engajarem seus estudantes no processo de investigação científica e incentivar a pesquisa relacionada à busca de alternativas sustentáveis na preservação ambiental.

Faça a sua parte e incentive seus alunos na produção científica em sua instituição, as inscrições para o 17º CONIC-SEMESP ficam abertas até o dia 1º de setembro. São aceitos trabalhos das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Arquitetura.

Para mais informações sobre o CONIC-SEMESP, acesse aqui.

Assista a reportagem do Fantástico na íntegra.