O FONIF é um fórum criado para debater as questões que envolvem as instituições filantrópicas, inclusive as educacionais associadas do SEMESP, e que conta com o apoio do sindicato para fortalecer as IES filantrópicas no país. Para estimular a atenção e reforçar o papel da filantropia no país, o fórum acaba de divulgar uma pesquisa de grande impacto com os números que movimentam o setor.

“Devido à necessidade do Governo de aumentar a arrecadação, as isenções fiscais concedidas ao setor filantrópico estão em discussão, porém quem é favorável ao corte está ignorando os benefícios que as instituições trazem para toda a sociedade”, disse Custódio Pereira, presidente do FONIF, membro da diretoria do Semesp e diretor geral da Faculdade Santa Marcelina.

A pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, foi uma iniciativa do FONIF, realizada pela DOM Strategy Partners, segundo a metodologia Intangible Assents Management (IAM”) – aprovada por organizações como BNDES e FNQ. A IAM” é aplicada em 44 das 100 maiores empresas brasileiras e no terceiro setor.

O levantamento revela que nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, a cada R$ 1,00 obtido por isenção fiscal, cada instituição filantrópica retorna R$ 5,92 em benefícios para a sociedade. Ele foi realizado com o objetivo de quantificar o que o setor, com 8.695 instituições que têm CEBAS, oferece de benefício à sociedade brasileira, evidenciando a importância das entidades filantrópicas para o País.

Na área da Saúde, 53% dos atendimentos do SUS são realizados pelas santas casas e hospitais filantrópicos no Brasil, sendo que o índice atinge 60% na alta complexidade. Em educação, 31,9% dos alunos no país estão matriculados em instituições filantrópicas do ensino superior e são bolsistas, e na assistência social, 62,7% das vagas privadas ofertadas são gratuitas.