A MetaRed Brasil é uma rede colaborativa criada para fomentar a transformação digital nas Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de reunir interessados em trabalhar de forma cooperativa as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação).

A rede estuda as necessidades e aplicações destas tecnologias na gestão, no ensino e na pesquisa, com ações e atuações conjuntas para promover a cooperação entre as universidades, tanto em nível nacional como internacional.

A Metared é formada por quatro grupos de trabalho: Tecnologia Educacional; Segurança de TI; Governança e Indicadores de TI; e Soluções com os Clientes.

GT de Tecnologia Educacional

O GT de Tecnologia Educacional promove e desenvolve a avaliação do Ensino Superior, tendo como missão ajudar as IEs brasileiras a incorporar e aproveitar todo o potencial que as TIC possuem para melhorar o ensino e aprendizagem de suas participantes. O GT é coordenado pelo Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da Unicamp, Marco Antonio Garcia de Carvalho.

Entre seus principais objetivos estão:

→ Partilhar iniciativas de sucesso e boas práticas, nacionais e também internacionais, para a sua realização.

→ Comprovar o estado de implementação das soluções tecnológicas.

→ Analisar debilidades e fortalezas para a sua incorporação.

→ Avaliar e apoiar a criação de iniciativas ou projetos conjuntos para o desenvolvimento, aquisição, implementação, avaliação, etc.

Entre as ações definidas do GT para 2020 estão elaborar um mapa de situação do uso de tecnologias educacionais para o ensino e a aprendizagem nas universidades, em suas diversas modalidades; avaliar competências digitais dos professores universitários; e criar um repositório de boas práticas relacionadas ao uso de TICs no ensino e aprendizagem.

Os GTs estão abertos à participação de todas as IES. Para saber mais sobre a MetaRed, acesse o site www.metared.com.br.

Para se inscrever nos GTs, envie e-mail para [email protected].