A MetaRed  Brasil é uma rede colaborativa criada para fomentar a transformação digital nas Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de reunir interessados em trabalhar de forma cooperativa as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação).

A rede estuda as necessidades e aplicações destas tecnologias na gestão, no ensino e na pesquisa, com ações e atuações conjuntas para promover a cooperação entre as universidades, tanto em nível nacional como internacional.

A Metared  é formada por quatro grupos de trabalho: Tecnologia Educacional ; Segurança da Informação; Indicadores e Governança; e Relação com os Fornecedores.

Segurança da Informação

O GT de Segurança da Informação tem como objetivo fomentar os processos de segurança da informação implementados nas instituições de ensino superior, promovendo boas práticas e a implantação de standards de segurança. O GT é coordenado pelo diretor do Departamento de Tecnologia e Informática da Universidade Tiradentes, Domingos Sávio Alcântara Machado.

Entre os seus principais objetivos estão:

 Coordenar, difundir, promover atividades, boas práticas e implementação de ferramentas comuns para a Gestão da Segurança Informática nas universidades;

 Gerar mecanismos de trabalho colaborativo na gestão da segurança informática;

 Consciencializar em segurança informática e privacidade a todos os estamentos das IES;

 Promover a criação de um corpo de especialistas em segurança informática em cada IES para a gestão da segurança da informação na organização;

 Atuar como interlocutor ante organismos e entidades externas em matéria de Cibersegurança / Segurança Informática;

Infundir nas autoridades universitárias a consciência da importância da segurança informática em relação à missão da instituição.

Entre as ações definidas do GT para 2020 estão a realização de uma pesquisa sobre o nível de maturidade de Segurança da Informação nas IES brasileiras, a implantação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) nas IES brasileiras e a criação de um repositório de boas práticas, com guias, modelos e políticas de segurança.

Os GTs estão abertos à participação de todas as IES. Para saber mais sobre a MetaRed, acesse o site www.metared.com.br .

Para se inscrever nos GTs, envie e-mail para [email protected].