A MetaRed Brasil é uma rede colaborativa criada para fomentar a transformação digital nas Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de reunir interessados em trabalhar de forma cooperativa as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação).

A rede estuda as necessidades e aplicações destas tecnologias na gestão, no ensino e na pesquisa, com ações e atuações conjuntas para promover a cooperação entre as universidades, tanto em nível nacional como internacional.

A Metared é formada por quatro grupos de trabalho: Tecnologia Educacional; Segurança de TI; Governança e Indicadores de TI; e Relação com os Fornecedores.

Relação com Fornecedores

O GT de Relação com Fornecedores objetiva a melhoria contínua no processo de Gestão de Relacionamento com Fornecedores de TI (GRFTI), envolvendo registro de experiências, gestão de conhecimento, ciclo de gestão e eventos.

O GT é coordenado pelo Diretor de Tecnologia de Informação da Unicesumar, Rodrigo de Grazia Bacha Estevam.

Entre seus principais objetivos estão:

 Gerar alianças estratégicas com fornecedores TIC;

 Melhorar os processos e standards de compra das universidades, fortalecendo o seu caminho no sentido da Transformação Digital; –

 Promover negociações eficazes e transparentes entre universidades e fornecedores TIC;

 Consolidar a experiência e as boas práticas das universidades no que diz respeito à relação com os fornecedores;

 Promover a colaboração entre universidades para alcançar objetivos TIC;

 Promover a realização de workshops com a participação de fornecedores para identificar produtos e serviços oferecidos.

Entre as ações definidas do GT para 2020 estão realizar um benchmarking de soluções de TI para universidades; desenvolver mecanismos de negociação para melhorar as condições com os fornecedores do mercado; realizar negociações conjuntas de preços de licença e de acordos com fornecedores; desenvolver e disseminar boas práticas e corpus de cláusulas na contratação ou produtos de TI para universidades.

Os GTs estão abertos à participação de todas as IES. Para saber mais sobre a MetaRed, acesse o site www.metared.com.br.

Para se inscrever nos GTs, envie e-mail para [email protected].