A MetaRed  Brasil é uma rede colaborativa criada para fomentar a transformação digital nas Instituições de Ensino Superior (IES), com o objetivo de reunir interessados em trabalhar de forma cooperativa as TICS (Tecnologias da Informação e Comunicação).

A rede estuda as necessidades e aplicações destas tecnologias na gestão, no ensino e na pesquisa, com ações e atuações conjuntas para promover a cooperação entre as universidades, tanto em nível nacional como internacional.

A Metared  é formada por quatro grupos de trabalho: Tecnologia Educacional ; Segurança da Informação; Indicadores e Governança; e Relação com os Fornecedores.

Indicadores e Governança

O GT de Indicadores e Governança tem como objetivo gerar os indicadores relacionados à implementação das TIC nas Instituições de Educação Superior brasileiras. O GT é coordenado pelo Coordenador do Seminário de Tecnologia do Semesp, César Fava.

Entre os seus principais objetivos estão:

 Interagir com os grupos da MetaRed Brasil com a finalidade de conhecer os aspetos que resultam relevantes e quantificáveis para produzir indicadores;

 Desenvolver trabalhos com estes e outros indicadores que permitam representar a média do sistema e facilitar o diagnóstico de cada instituição referente a este resultado;

 Fornecer informação à gerência para a tomada de decisões nos âmbitos executivos da MetaRed Brasil.

Entre as ações definidas do GT para 2020 estão definir a primeira versão do catálogo de indicadores dedicado às Instituições de Ensino Superior no Brasil, bem como encaminhar a análises e sugestões baseadas nesta primeira versão da pesquisa; indicar cases de referência no desenvolvimento e aplicação de Indicadores de Gestão.

Os GTs estão abertos à participação de todas as IES. Para saber mais sobre a MetaRed, acesse o site www.metared.com.br.

Para se inscrever nos GTs, envie e-mail para
[email protected].