O Instituto Semesp lançou nesta quinta-feira, 21 de maio, a 10ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicação anual que oferece um panorama completo da educação superior das redes privada e pública do país, por regiões, estados e suas mesorregiões. O lançamento, realizado pela primeira vez em um evento online, ganhou cobertura da grande imprensa. Confira abaixo as principais matérias publicadas:

NOVO NORMAL DEVE INCLUIR EAD NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL, AVALIA ENTIDADE

Matéria do jornal O Estado de S. Paulo destaca que matrículas para EAD cresceram 16,9% de 2017 para 2018; no período de 2009 a 2018, o aumento foi de 145%. De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil, que está em sua décima edição, a taxa de escolarização líquida, índice de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total de pessoas da mesma faixa etária, é de 17,9%, porcentual considerado baixo e ainda distante da meta estabelecida pelo PNE, que determina taxa líquida de 33% até 2024.

ENSINO À DISTÂNCIA CRESCE EM DETRIMENTO DE CURSOS PRESENCIAIS NOTURNOS NO BRASIL

Matéria do jornal O Globo aponta que, segundo o Mapa do Ensino Superior 2020, EAD aumentou 145% entre 2009 e 2018. Nos cursos presenciais, 24,3%. Apesar da evolução da EAD, os alunos matriculados em cursos presenciais são maioria: 75,7% em 2018.

MAPA DO ENSINO SUPERIOR APONTA MAIORIA FEMININA E BRANCA

A matéria da Agência Brasil destaca que o estudante das instituições de ensino superior brasileiras têm um perfil bastante claro: é branco, do sexo feminino, com idade entre 19 e 24 anos, estuda em instituições privadas à noite, fez o ensino médio em escola pública, mora com os pais e tem de trabalhar para ter uma renda de até dois salários mínimos.

MULHERES NA FACULDADE

A matéria do jornal Valor Econômico também destaca que o estudante das instituições de ensino superior brasileiras têm um perfil bastante claro: é branco, do sexo feminino, com idade entre 19 e 24 anos, estuda em instituições privadas à noite, fez o ensino médio em escola pública, mora com os pais e tem de trabalhar para ter uma renda de até dois salários mínimos.

TAXA DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR PODE CHEGAR A 34,1% EM 2020

A matéria da Agência Estado/Broadcast aponta que, segundo projeções do Semesp, a pandemia do novo coronavírus deve contribuir para elevar a taxa de evasão no ensino superior para 34,1%.

MAPA MOSTRA QUE ACESSO A ENSINO SUPERIOR TEM PROPORÇÃO DESIGUAL DE PRETOS, PARDOS E CLASSES BAIXAS

Menos de três a cada 10 estudantes, entre 19 e 24 anos matriculados no ensino superior, se autodeclaram pretos ou pardos. Esse é o principal foco da matéria da RádioagênciaNacional.

NÚMERO DE ALUNOS EAD NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS CRESCEU 145% ENTRE 2009 E 2018

Mesmo antes da pandemia do coronavírus e da imposição da quarentena, o ensino à distância já estava crescendo no país. O número de novos alunos EAD cresceu 145% entre 2009 e 2018 nas universidades nacionais. Dados foram gancho de matéria da Jovem Pan.

DF TEM MAIOR TAXA DE ESCOLARIZAÇÃO LÍQUIDA DO PAÍS NO ENSINO SUPERIOR

A matéria do jornal Correio Braziliense destaca que o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020 mostra que o Distrito Federal é a unidade com maior taxa de escolarização líquida do Brasil, 33%, bem acima da média nacional de 17,9%.

RS TEM A MAIOR PERDA DE MATRÍCULAS NA REGIÃO SUL

A matéria do jornal Correio do Povo aponta que o Rio Grande do Sul representa 36,4% das matrículas em cursos de graduação da Região Sul, alcançando, em 2018, quase 520 mil matrículas, divididas em: 363 mil matrículas no ensino presencial e 156 mil na modalidade a distância