O diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, concedeu entrevista coletiva remota à imprensa, na segunda-feira (29), para apresentar os resultados da 3ª edição da Pesquisa sobre o Cenário Econômico Atual das Instituições de Ensino Superior Privadas.

A pesquisa, elaborada pelo Instituto Semesp, oferece um retrato atualizado dos índices de inadimplência e evasão, referentes ao mês fechado de maio de 2020, comparados ao mesmo período do ano anterior e a abril de 2020, com recortes por porte da IES (pequeno/médio, grande) e por modalidade (presencial, EAD) do setor privado da educação superior no Brasil.

O Instituto Semesp tem divulgado pesquisas regulares sobre inadimplência e evasão nas IES privadas para mapear como o setor tem sido impactado pela pandemia da Covid-19.

Confira abaixo as principais matérias publicadas:

Pandemia deve fazer inadimplência no ensino superior privado atingir maior índice da história

Previsão do Semesp é de que, até o final de 2020, taxa chegue a 11,3%. Matéria do jornal O Estado de S. Paulo destaca índices de inadimplência e evasão de maio de 2020 divulgados pelo Instituto Semesp, com entrevista do diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Taxa de inadimplência no ensino superior deve ser recorde em 2020

O setor de ensino superior deve sofrer com baixa em seus principais indicadores neste ano. A taxa de inadimplência (atrasos com mais de 90 dias) deve chegar a 11,3% neste ano, percentual recorde desde 2006, quando o Semesp passou a apurar o dado. Matéria online e impressa do jornal Valor Econômico traz mais dados divulgados pelo Instituto Semesp.

Faculdades particulares devem fechar 2020 com inadimplência recorde de 11,3%

Previsão é do Semesp, entidade que representa mantenedoras; em 2019, índice foi de 9,5%. Matéria do jornal O Globo traz mais dados divulgados pelo Instituto Semesp e entrevista com o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Inadimplência no ensino superior cresce 51,7% em maio ante maio de 2019

A inadimplência no pagamento de mensalidades das instituições de ensino superior cresceu 51,7% em maio na comparação com o mesmo período de 2019, conforme a pesquisa Cenário Econômico Atual das Instituições de Ensino Superior Privadas, divulgada nesta segunda-feira, 29, pelo Semesp. A matéria da Agência Estado/Broadcast mostra ainda outros dados.

Pandemia gera aumento da inadimplência em faculdades particulares do país

A diminuição da renda dos trabalhadores, o desemprego e as incertezas econômicas durante a pandemia do novo coronavírus atingiram em cheio as universidades particulares brasileiras. Esses fatores levaram ao aumento da inadimplência no setor. Matérias da Agência Brasil e da RádioagênciaBrasil trazem dados divulgados pelo Instituto Semesp.

Ensino superior: taxa de inadimplência anual deve ser a maior em 15 anos

A taxa de inadimplência anual deve atingir 11,3%, a maior desde 2006, aponta estudo do Instituto Semesp. Partindo de anos mais próximos, em 2013, por exemplo, o percentual chegou a 7,9%. Ano passado, foi de 9,5%. Outra informação que chama a atenção é a entrada de novos alunos. “A captação presencial e EAD para o segundo semestre será muito menor, deve cair cerca de 70%, segundo pesquisas de interesse do Google”, revela Rodrigo Capelato, economista e diretor-executivo do Semesp, em matéria da Revista Ensino Superior.