A vigésima segunda edição do maior congresso de iniciação científica do Brasil, o CONIC-SEMESP, começou nesta terça, 8, e prossegue até a próxima sexta, 11, com apresentação de mais de 1.200 trabalhos em quatro áreas distintas de conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

Realizado mais uma vez de forma remota, 100% online e síncrona, o congresso é gratuito e aberto a todos. Para acompanhar as apresentações, basta fazer o cadastro como ouvinte no sistema do evento aqui.

Ministro da Ciência e Tecnologia participa da abertura do 22º CONIC-SEMESP

Confira abaixo alguns trabalhos apresentados no quarto e último dia do CONIC-SEMESP:

A estudante do curso de Arquitetura & Urbanismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Bruna Zuliam Ramos, apresentou a pesquisa “Estratégias Projetuais Sustentáveis de Baixo Custo Aplicadas às Comunidades Carentes de Florianópolis”.

 

O estudante do curso de Psicologia do Centro Universitário de Excelência ENIAC, Aquiles Silva Pereia, apresentou a pesquisa “Cultura Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Empresa de Tecnologia em São Paulo”.

 

Hester Hadassa Brito dos Santos, estudante de Química da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP), apresentou o trabalho “Uso de Tecnologia Verde na Extração de Proteína da Pereskia Acuelata Miller.

 

O estudante do curso de História da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Lucas Eduardo Vieira da Silva, apresentou o estudo “Folha de São Paulo na Ditadura Militar: Uma Protagonista do Aparelho Ideológico de Estado Durante a Ditadura Militar no Brasil”.

 

O trabalho “Associação de Comorbidades e Óbitos por Covid-19 no Município de Mogi Guaçu/SP no ano de 2020 a 2021” foi apresentado pela aluna do curso de Biomedicina das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), Aline Andrade Cirino.

 

A pesquisa “‘Índia Pós Crise Financeira Global (2008): Impactos e sua Relação com o Período Inflacionário” foi apresentada por Thiago Malta de Assis, aluno do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Sagrado Coração.

 

Carlos Eduardo Faria Ramos, estudante de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, apresentou a pesquisa “Hipotermia em Pacientes Cirúrgicos no Período Intra-Operatório”.

Confira abaixo alguns trabalhos apresentados no terceiro dia do CONIC-SEMESP:

A pesquisa “Análise da Relação entre INSS e Juizado Especial Federal na Concessão da Aposentadoria Rural” foi apresentado pela estudante de Administração da Universidade Positivo (UP), Giovanna Gabriela Moreira de Oliveira.

 

A estudante de Medicina do Centro Universitário São Camilo, Raissa Kaori Ikeda, apresentou o estudo “A Regulação do Dever de Tratar dos Profissionais de Saúde Durante Pandemias”.

 

Bianca Ezidio Fonseca de Souza, estudante do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), apresentou o trabalho “As Dificuldades Encontradas na Emissão de NFS-E na Percepção de Pequenas Empresas do Município de São Paulo”.

 

O estudo “Manuela versus Milícias: Uma Mentira Dita Mil Vezes Pode se Tornar Verdade?” foi apresentado por Deusarina Alves Santana, aluna do curso de Comunicação Social da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

 

Hector Leão dos Santos, aluno do curso de Direito da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP), apresentou a pesquisa “As Alterações da Lei de Improbidade Administrativa e suas Consequências”.

Confira abaixo alguns trabalhos apresentados no segundo dia do CONIC-SEMESP:

Estudante do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, Beatriz Meconi Cardoso Sá, apresentou o trabalho “Avaliação da força de preensão manual de mulheres transgênero jogadoras de voleibol”.

 

A pesquisa “Modernização Autoritária e o Neoliberalismo no Brasil” foi apresentado pelo estudante Bruno Fantana Pimentel Di Risio Araujo, do curso de Direito da Faculdade de Ciências Econômicas.

 

A estudante de Direito do Centro Universitário Geraldo Di Biase, Vitória dos Reis Raposo, apresentou o estudo “Os Entraves Enfrentados pela Legislação Brasileira em Decorrências das Tecnologias Disruptivas”.

 

O estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leonardo Luiz dos Reis Marques, apresentou a pesquisa “Documentário: Experiência Sensório-Subjetiva do Público na Ação Educativa do MAEA”.

 

Flávia Andrade Chiodi, estudante de Pedagogia da Universidade Anhembi Morumbi, apresentou a pesquisa “Democracia e Justiça Social por Meio do Ensino-Aprendizagem em Inglês: Concretizando Inéditos-Viáveis”.

 

O estudo “Automatização do Sistema de Engrenamento de Moinhos de Bolas Visando a Lubrificação Autonoma numa Planta de Beneficiamento de Carbono de Cálcio” foi apresentado pelo estudante Josimar Ramos dos Santos, do curso de Engenharia do Centro Universitário de Excelência ENIAC.

 

O estudante do curso de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Fernando Antonio Brito da Silva Junior, apresentou a pesquisa “Avaliação do Sono em Praticantes de Ciclismo”.

 

A pesquisa “Análise da Correlação entre a Composição da Microbiota Intestinal com o Desenvolvimento da Depressão” foi apresentada pela aluna do curso de Nutrição do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Bruna Eloiza Euzebio.

 

A pesquisa “Indicadores de Sustentabilidade para uma Instituição de Ensino Superior: Avaliação de Desempenho” foi apresentada pela aluna do curso de Engenharia do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), Julia Meneghetti Savio.

A estudante de Nutrição da Universidade de Sorocaba, Diana Corrêa, apresentou o trabalho “Efeito da Raça e Sexo nas Recomendações para Hipertensão”.

Confira abaixo alguns dos trabalhos já apresentados no primeiro dia do congresso:

A aluna Amabily Rayane Cordeiro Sampaio, do curso de Direito do Centro Universitário Padre Albino, apresentou o trabalho “A Responsabilidade Civil pela Prática do Cyberbullying”.

 

A estudante de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Monica Murakami, apresentou a pesquisa “Relação Terapêutica: Diálogos Literários e Relações Possíveis”.

 

O trabalho “Políticas Públicas e Saúde Mental de Idosos em Tempos de Pandemia: Influências e Implicações na Gestão de Saúde Municipal de São Paulo” foi apresentado pela estudante Elisangela Cardoso Hernanes de Oliveira, do curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu (USJT).

 

O estudante de Jornalismo do Centro Universitário Internacional (UNINTER), Paulo Pessôa de Andrade Neto, apresentou a pesquisa “Projeto Apura Verdade – Pesquisando e Entendendo as Novas Práticas do Jornalismo para o Combate à Desinformação”.

 

O estudante do curso de Letras do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Vitor Gums Martins, apresentou o projeto “Reflexos da Pandemia na Produção Literária de Volta Redonda”.

 

Isabel Cristina Silva Alves, estudante de Pedagogia do ENIAC, apresentou o trabalho “Utilização de Jogos de Tabuleiro no Ensino Fundamental do Colégio ENIAC Visando o Desenvolvimento de Raciocínio Lógico, Coordenação Motora, Interação Social e a Familiarização com a Matemática”.

 

Vitor Alessandro Gois da Silva, estudante de Administração da Faculdade de São Bernardo do Campo, apresentou o trabalho “Mudanças Trazidas pelas Tecnologias nas Modalidades de Trabalho Segundo a Percepção de Colaboradores”.

 

A pesquisa “Saúde da Mulher em Presídios: Avaliação da Saúde Mental da Puérpera Presidiária” foi apresentado por Melissa Tortola, aluno do curso de Enfermagem da UNIP.

 

Sofia Rocato Lopes, estudante de Ciências Sociais da Universidade São Judas Tadeu (USJT), apresentou o estudo “Narrativas de um Entregador de Delivery Durante a Pandemia da Covid-19”.

 

Maurício Alves Araújo Porto de Oliveira, estudante de Educação Física do Centro Universitário Jales (UNIJALES), apresentou o estudo “Prescrição de Exercício Físico para Pacientes com Doença Falciforme e Qualidade de Vida: Uma Quebra de Paradigma”.