Participação da USP no Enade contribui para melhoria da avaliação, mas não reflete a realidade do ensino superior

A adesão voluntária da Universidade de São Paulo (USP) para a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deve contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pelo menos essa é a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou nota destacando o acordo de participação da USP, publicado no Diário Oficial no dia 7 de agosto.

De acordo com a nota, o Inep vai usar os resultados da avaliação no desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre matrizes e instrumentos que compõem o Sinaes. “Servirão, ainda, de subsídio aos conselhos superiores da USP na decisão por eventual participação efetiva no exame”, diz o comunicado.

A participação dos alunos da USP no exame, universidade que é pública e considerada de elite, porém, está longe de refletir uma avaliação do ensino superior brasileiro, já que a maioria das instituições universitárias é particular e tem especificidades diferentes.

Para a pesquisadora da USP, Elizabeth Balbachevsky, que é especialista em políticas para o ensino superior, como o exame não será obrigatório para alunos, o que por um lado elimina a possibilidade de boicote, por outro pode favorecer a instituição, já que apenas os alunos com melhor desempenho devem optar por fazer a prova, deixando o resultado pouco comparável com as outras instituições.

Ainda sim a pesquisadora considera positiva a adesão da universidade no Enade. Ela acredita que isso pode acarretar mudanças na avaliação, justamente porque é uma instituição considerada de excelência e com relevância internacional.

O acordo prevê a participação experimental da universidade no Enade durante três anos. Neste período serão desenvolvidos estudos e pesquisas sobre o Sinaes, especialistas indicados pela USP participarão, junto com técnicos do Inep, na análise das matrizes que compõem a avaliação. As notas da USP durante esses três anos não serão divulgadas e servirão somente para análise interna.

Para os alunos, a participação durante a vigência do acordo não será obrigatória, podendo se inscrever quem tiver interesse em participar. Após o período experimental, caso o acordo seja renovado, a inscrição será obrigatória e deverá ser feita pela Universidade.

Os estudantes da USP já poderão participar no Enade 2013 e devem se inscrever até o dia 16 de agosto. A prova será realizada no dia 24 de novembro.