O 8º Seminário de Tecnologia Educacional, organizado pelo Semesp, foi um dos eventos mais bem sucedidos de 2016. Além de discutir as questões técnicas da área, os palestrantes explanaram sobre como utilizar a tecnologia de forma estratégica para a IES e como inovar no modelo de ensino-aprendizagem.

Atualmente, muitas IES cometem falhas ao adquirir ferramentas como máquinas ou softwares sem pensar na real necessidade da aquisição dessas novas tecnologias, em como ela pode interferir positivamente no processo de aprendizagem e, antes de qualquer coisa, sem qualificar os profissionais de forma adequada para trabalhar com essas ferramentas.

Em entrevista a Revista Ensino Superior, David Bettis, consultor em TI educacional e um dos palestrantes do Seminário, usou como exemplo a tecnologia Wi-Fi. “Temos Wi-Fi, mas pra quê? Que valor que essa ferramenta está agregando ao processo de aprendizagem e ao serviço prestado para o aluno? É preciso usar isso como utilidade e não só como marketing”, explicou.

Além de acompanhar as palestras, os participantes puderam conferir os resultados da Pesquisa de TI realizada com profissionais de 87 instituições de ensino superior que, entre outros dados, mostrou quais áreas utilizam sistemas desenvolvidos internamente e quais empregam sistemas externos. César Fava, coordenador do grupo de TI, apresentou a Pesquisa e mostrou como ela pode servir de referência aos gestores que podem usar essas informações para saber como e quais tecnologias estão sendo empregadas no setor e se estão sendo bem ou mal exploradas.

Assista aqui o depoimento do Professor César Fava durante o evento: