1Turgueney de Oliveira / Belas Artes
É importante o aluno entender que ao realizar o Enade com seriedade e responsabilidade isto renderá ao curso uma boa avaliação que impactará o seu diploma por toda a vida profissional. Feito de maneira consciente e alinhado com outras ferramentas de avaliação, o Enade seria uma oportunidade de identificar e declarar a qualidade do ensino que lhe foi ministrado e das instalações da instituição. A conscientização sobre o Enade ocorre por meio de reuniões, encontros e palestras com os alunos e representantes de classes, mas, principalmente, dentro das salas de aula e no contato diário com os estudantes. Os professores e as coordenações dos cursos estão empenhados em informá-los sobre a importância de realizarem uma boa prova, pois a obtenção de um resultado positivo na avaliação do curso será benéfica para suas vidas profissionais.

 

2Rui Fava / Kroton
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma avaliação significativa para a educação no país, pois mensura a performance dos estudantes com relação às diretrizes curriculares estabelecidas e para o desenvolvimento das competências necessárias para a formação profissional. Trabalhamos para a melhoria contínua da qualidade dos cursos oferecidos em todo o Brasil e realizamos campanhas de conscientização nas instituições de ensino do grupo ao abordar a importância do teste e reforçar a necessidade de efetuar a prova com seriedade, o que terá impacto direto na valorização da graduação diante das avaliações legais. O resultado positivo ratifica que um curso é conceituado e o diploma terá ainda maior aceitação no mercado.

 

3Romane Fortes S. Bernardo / Unisal-SP
Acreditamos ser necessária uma conduta de conscientização permanente do aluno sobre o Enade. Por meio de orientação e programas de capacitação do corpo docente e de gestores de cursos, iniciamos o trabalho de esclarecimento quanto à relevância do exame desde o primeiro semestre. Desta forma, o aluno tem a possibilidade de se familiarizar e compreender o impacto, não somente para o seu curso, como também para a instituição na qual ele estuda. Paralelamente a esse trabalho de orientação e sensibilização, é praticada uma conduta ativa em relação aos Projetos Pedagógicos dos Cursos, para que eles, continuamente, sejam revistos e melhorados, de acordo com a legislação vigente e as expectativas do mercado de trabalho. Esta postura tem demonstrado, na prática, que o trabalho é de longo prazo, mas que traz resultados promissores.