Robert Burnett, reitor do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (Católica de Santa Catarina)
Em primeiro lugar, buscamos envolver o professor em todas as ações. Entendemos que, se ele não estiver engajado, dificilmente uma turma irá responder bem a qualquer iniciativa. Costumamos mostrar aos alunos exemplos de cursos que não foram bem no exame por desinteresse, e as consequências negativas disso, como a desvalorização do diploma e a diminuição de oportunidades no mercado de trabalho. Por último, também explicamos os efeitos se o resultado do exame for igual ou menor que 2, como a interrupção do acesso ao Fies, o que prejudica a parcela mais carente que estuda na instituição.

 

Marcia Barros, reitora da Universidade Salvador (Unifacs)
Os esforços vão do momento em que o aluno ingressa no curso até a sua conclusão. Dentre as atividades, destacam-se as palestras de orientação sobre como o exame está inserido no processo avaliativo de desempenho da instituição, sobre como as notas obtidas impactam o conceito geral do curso e da instituição e também sobre a importância da participação do aluno nesse processo, de forma a refletir todo o aprendizado que obteve durante a sua formação. Os coordenadores de curso e professores desempenham um papel fundamental de sensibilização, pois são eles que desenvolvem as ações em um plano de atividades anual.

 


Jacir Erthal, coordenador de graduação da Esic Bussines & Marketing School
Acreditamos sempre que o desempenho no Enade irá comprovar que nosso aluno está qualificado como profissional de sua área de atuação. Para realizar essa meta, um dos objetivos da instituição, por meio de sua direção, é estimular o corpo docente ao aperfeiçoamento pessoal e profissional, propiciando dessa maneira a qualificação necessária do curso às exigências do mercado. Já no momento que antecede o exame, cabe ao corpo diretivo e docente promover práticas e atividades que busquem conscientizar os participantes de suas competências, solicitando seriedade e comprometimento e os apoiando em suas necessidades.


Hilton Aparecido Garcia, diretor das Faculdades Integradas de Jaú (Fjaú)
Ao longo dos semestres de todos os cursos, nas disciplinas específicas, os professores utilizam questões do antigo Exame Nacional de Curso (ENC) e de Enade anteriores como exercícios nas aulas e também nas avaliações. Essa medida serve para mostrar e discutir com os estudantes conteúdos recorrentes no exame. Outra ação promovida pela instituição são as reuniões com grupos de alunos dos últimos semestres, em que são apresentadas as razões da obrigatoriedade do Enade. Esse é também o momento em que fazemos uma exposição das principais consequências que envolvem a estrutura da instituição e do projeto dos cursos. digital.