O setor educacional brasileiro tem se fortalecido muito nos últimos anos, com destaque para o ensino superior privado. Nos anos 70, o país testemunhou o crescimento dessas instituições, que se tornaram responsáveis por grande parte dos jovens estudantes do Brasil, montante que as instituições públicas não são capazes de absorver. Com o tempo, essas instituições adquiriram espaço e relevância, pois passaram a ter um papel importante na sociedade: o de desenvolver jovens talentos e suprir as necessidades do mercado de trabalho brasileiro e da economia em ascensão.

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) surgiu nesse momento, para apoiar essas instituições e lutar pelos direitos das mesmas. Para Lúcia Maria Teixeira Furlani, 2ª Diretora-Secretária do Semesp e Presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (Isesc), mantenedor da Universidade Santa Cecília, o sindicato assume um papel de porta-voz das necessidades de um estado e de um país que ainda têm muito a crescer na educação superior. “O Semesp vai além de sua função de defesa do ensino privado, ao contribuir com propostas para os desafios do Brasil de fazer frente a um mercado internacional cada vez mais competitivo, o que exige políticas bem definidas, e encontrar soluções para a equidade social e o dia a dia das instituições. ? A Delegacia Regional da Baixada Santista, desde 1979, afinada com esse espírito, é órgão de integração entre mantenedoras, comunidade acadêmica, sociedade civil, Poder Público, representando o segmento em sua interface com as necessidades regionais e sociais”, comenta Lúcia.

O Semesp comemora 35 anos de existência em 2014 e confirma, por meio de seu legado, sua importância histórica para o crescimento do país e também como representante dos interesses do ensino superior privado brasileiro.

Lúcia Maria Teixeira Furlani
Formada em psicologia, mestre e doutora em Psicologia da Educação é 2ª Diretora-Secretária do Semesp, diretora-presidente da Universidade Santa Cecília, em Santos. Lúcia é também autora de diversos livros.

Tânia Cristina Bassani Cecílio
Sócia fundadora e diretora geral das Faculdades Network, Tânia é também 3ª Vice-Presidente do Semesp e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do MInho.