Prof. Hermes Ferreira Figueiredo ocupou a presidência do Semesp de 2005 a 2021. Atualmente ocupava o cargo de vice-presidente.

Várias entidades ligadas à Educação e representantes de instituições de ensino superior manifestaram pesar pelo falecimento do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo nesta segunda (26). Ex-presidente do Semesp e atualmente ocupando cargo de vice-presidente, o Prof. Hermes faleceu em São Paulo aos 83 anos.

Em nota, o Conselho Nacional de Educação (CNE) manifestou “imenso e profundo pesar pelo falecimento do professor Hermes Ferreira Figueiredo, ex-presidente do Sindicado das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), membro do Conselho de Administração da ABMES e do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, na manhã desta segunda-feira (26), aos 83 anos. O CNE externa os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.”

Em nome da ABMES e do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier lastimou a morte do Prof. Hermes, que fez parte do Conselho Administrativo de ambas as entidades.  “Lamentamos o falecimento do professor Hermes, aquele que foi um grande empreendedor educacional, um grande amigo, um grande líder do setor. Uma pessoa que todos nós passamos a admirar, a seguir e ter como referência. Ele vai fazer muita falta”, lamentou.

Em nota, a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) manifestou solidariedade pelo falecimento do Prof. Hermes. “Reconhecemos a importância do trabalho do Professor Hermes Figueiredo como uma das grandes lideranças no setor de educação privada no Brasil. Aos familiares, amigos e à Diretoria do Semesp, enviamos em nome do segmento comunitário de educação superior, a nossa solidariedade, consternação e orações”, diz a nota.

“É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo”, disse o SEMERJ em nota. “Neste momento de dor, o SEMERJ, através de sua Diretoria Colegiada, se solidariza com familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências por esta inestimável perda. O legado do Prof. Hermes Figueiredo será sempre lembrado e se perpetuará na história da educação brasileira”, prossegue a nota da entidade.

“A notícia do falecimento do professor e presidente Hermes Figueiredo, me deixou surpreso e impactado”, disse em mensagem o Presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Pe. João Batista. “Não tive longo período de convivência com o presidente Hermes, mas tive o tempo suficiente de convivência com este grande empreendedor e idealista do setor educacional. Seu conhecimento na área educacional, seu trabalho árduo e dedicado me permitem dizer que ele sempre trouxe esperança e irradiou sinais de luzes e clareza para todos aqueles que atuam nesta área tão importante para o desenvolvimento do país”, declarou.

IES

Instituições de ensino superior também enviaram suas condolências ao Semesp. A diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz e a reitoria da Universidade São Francisco disseram em nota que “se compadecem com a dor da família pela irreparável perda e prestam condolências aos familiares e amigos enlutados”. “Reiteramos a solidariedade à família e aos colegas do Semesp e declaramos o extremo respeito à sua memória, bem como o agradecimento pela sua imensa contribuição para o cenário educacional brasileiro”, prossegue a nota.

A Faculdade Cásper Líbero enviou nota de pesar afirmando que “irmana-se com os familiares e amigos do Prof. Hermes Ferreira Figueiredo, com os funcionários do grupo Cruzeiro do Sul Educacional e com todos os integrantes do Semesp, lamentando profundamente a morte de um homem notável que fez da defesa da educação o principal mote de sua atuação na vida pública”.

O reitor do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto, Prof. Dr. José Antonio Mendes, expressou os sentimentos e a solidariedade a toda família do Semesp em nome da IES. “O Prof. Hermes deixa seu exemplo de educador e de líder para todos nós”, afirmou.

A direção do Colégio Santa Cecília, de Santos, enviou os mais sinceros sentimentos à toda família do Prof. Hermes F.Figueiredo.