O Semesp, por meio de uma parceria com o Centro para Ensino Superior Internacional (CIHE) do Boston College, disponibiliza mais uma edição do periódico trimestral “International Higher Education” que traz uma discussão em nível global sobre os principais temas do setor.

Na edição 86, estudiosos oferecem comentários e informações atuais sobre as principais questões que moldam o ensino superior mundial. No capítulo Questões Internacionais, Jefrey Beall, professor adjunto e bibliotecário de comunicação acadêmica da Universidade do Colorado de Denver, faz uma crítica a revistas e editoras “predatórias”, ou seja, os veículos que cobram dos autores para publicar manuscritos de pesquisas. Para o docente, revistas e editoras predatórias são aquelas que utilizam uma publicação acadêmica para lucrar de forma desonesta.

Esse capítulo ainda conta com mais dois textos: Doutorado Internacional e Alunos de Mestrado: O que nos dizem os dados e A Pesquisa de Mobilidade tem influência sobre a produtividade e o impacto?

O Debate acadêmico-profissional no Ensino Superior Internacional abre o capítulo Foco na Internacionalização. Karen McBride, presidente e CEO da Agência Canadense para o Ensino Superior Internacional (CBIE), fala sobre a internacionalização no Ensino Superior Canadense. Nele, alguns dados interessantes foram apresentados como uma pesquisa feita em 2014 que mostrou que 95% das universidades canadenses indicaram a internacionalização ou o envolvimento global como parte do planejamento estratégico.

Em Desafios na China e na Índia, os textos mostram o anseio da China em promover universidades de nível internacional, além de discutir o cenário do ensino superior chinês. Mercados e massificação na Índia e Liberdade acadêmica na maior democracia do mundo também serão discutidos nesse capítulo.

Ensino Superior Privado: Um Panorama Global Mutável mostra um novo setor privado do Reino Unido e a dinâmica em mudança na Polônia. Já em Assuntos da África, a participação privada na África Subsaariana será discutida com exemplos de experiências de Gana.

Os sistemas educacionais do Chile, Arábia Saudita e Luxemburgo serão discutidos na sessão Países e Regiões.

O Boletim está disponível neste link.