Rodrigo Capelato falou sobre redes de cooperação no Bett Brasil

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, participou de um painel sobre redes de cooperação no Bett Brasil nesta quarta, 10 de maio. Ao lado de Irineu Gianesi, diretor de Assuntos Acadêmicos do Insper, e de Pedro Guerios, vice-reitor da ENIAC, ele destacou a importância das redes de cooperação para a sustentabilidade das IES.

“Soluções para diversos problemas enfrentados pelas IES surgem a partir das redes de cooperação”, afirmou Capelato em sua fala. “Quando uma IES coloca um problema em discussão, soluções são potencializadas a partir das experiências de diferentes instituições. É muito mais eficaz do que tentar solucionar tudo sozinho”, pontuou.

Atualmente, o projeto de Redes de Cooperação do Semesp já conta com mais de 20 redes com IES de diversos portes, caso do Insper e do ENIAC. Irineu Gianesi, do Insper, integrante da rede G9 do Semesp, disse que o caráter colaborativo das redes traz muitas contribuições para a IES. “Cada IES agrega ideias e insights diferentes que contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos só possíveis em virtude da cooperação”, defendeu.

O vice-reitor do Eniac, integrante da rede G7 do Semesp, também falou sobre a experiência de participar de uma rede de cooperação.