Duda Porto de Souza_009 (4)_web

A jornalista Duda Porto é a idealizadora do espaço que teve a ideia encampada pelo Belas Artes

 

Espaço aberto a comunidade compõe complexo cultural da instituição, que busca estimular o habito da leitura entre os jovens

O complexo de bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes acaba de ganhar um novo espaço dedicado especialmente ao público infantil. A Biblioteca Infantil Multilíngue é a primeira do gênero na América Latina e, além de se constituir um local de incentivo à leitura para crianças e jovens e para o convívio cultural de estudantes da rede escolar, deve servir também de referência para educadores e pesquisadores da área.

A biblioteca nasce com um acervo de 11 mil exemplares de livros e revistas infantis e juvenis em diversas línguas, além de arquivos multimídias, parte vinda da coleção pessoal da idealizadora do projeto Duda Porto de Souza, que também dá nome ao espaço, parte oriunda de doações de empresas, editoras e autores.

De acordo com a chefe do Centro Gestor da Informação do Belas Artes, Leila Rabello, que assina também a curadoria do novo espaço junto com Duda, a biblioteca está aberta a parcerias com escolas para a realização de atividades de leitura e oficinas culturais. “Esperamos que o hábito da leitura integre as atividades de lazer de crianças e jovens de hoje”, salientou Leila, contrapondo a crescente utilização das mídias digitais nos dias atuais substituindo o hábito da leitura.

Além da nova biblioteca multilíngue, compõem o complexo do Belas Artes uma biblioteca central, que conta com mais de 140 mil títulos; a biblioteca de obras raras, com publicações disponíveis para consulta desde o século 17; e uma banca de revistas com 200 títulos de periódicos. Leila destaca ainda a midiateca, com 70 mil exemplares de revistas, incluindo a coleção completa do jornal O Pasquim. Todo o acervo do conjunto está acessível à comunidade em geral.

Ideal de cultura

A inauguração do espaço contou com a presença da ministra Cultura, Marta Suplicy, durante solenidade realizada no auditório do Belas Artes, na manhã desta sexta-feira (09). Durante o evento, o reitor do Centro Universitário Belas Artes, Paulo Antonio Gomes Cardim, lembrou que a instituição persegue o estímulo às artes e à cultura desde a sua origem com a Academia de Belas Artes de São Paulo, fundada na década de 1920 por Pedro Augusto Gomes Cardim na companhia de Mario de Andrade e Menotti Del Picchia, outros importantes expoentes da cultura paulistana na época. “O conjunto de bibliotecas hoje presente na instituição e aberto a toda comunidade são para nós verdadeiros centros de estímulo à imaginação, à criatividade e para a propagação da cultura e da educação”, disse Paulo Cardim.

 

(Foto: Luciana Prézia/Divulgação)