Após quatro meses visitando cidades do interior de São Paulo, as Jornadas Regionais 2014, realizadas pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) chegam ao fim de mais uma edição.

Um dos pontos altos do evento é a apresentação dos resultados da educação superior do Brasil. Com os dados produzidos pelo Semesp a partir de informações oficiais do Ministério da Educação (MEC), é possível perceber o desenho atual da educação universitária no país, seu desenvolvimento nos últimos anos e fazer prospecções para o futuro.

De acordo com os dados apresentados, as matrículas no ensino superior privado em todas as modalidades chegaram a aproximadamente 6 milhões em todo o Brasil em 2012. As públicas conseguiram cerca de 2 milhões.

O ensino presencial ainda continua com o maior número de estudantes, e cidades como Araçatuba e Ribeirão Preto apresentaram maior crescimento de 2011 para 2012, com aumento de 10,5% e 8,9% respectivamente. Já o ensino a distância teve relevante aumento em Barretos, com 93,6% de crescimento no número de matrículas.

As matrículas em cursos tecnológicos também aumentaram em diversas regiões. Em Barretos e na Baixada Santista, o número de matrículas aumentou 93,6% e 17,6%, respectivamente.

Para Carlos Pizolatto, procurador institucional da Universidade São Francisco, as Jornadas possibilitam a interação entre os profissionais de ensino superior e permitem discussões sobre assuntos pertinentes ao setor, além da apresentação de palestras. “Os eventos permitem aos participantes dialogarem com seus pares, gestores de instituições particulares a despeito de suas diferenças (número de alunos, região de atuação, capilaridade, entre outros) convivem com os mesmos desafios, tanto em relação à legislação educacional quanto às questões inerentes ao mercado cada vez mais exigente e competitivo”, diz Pizolatto.

A apresentação das pesquisas realizadas também exerce um papel importante para o setor de ensino superior. Os dados servem para preparar o terreno para novos investimentos a partir do conhecimento do cenário no qual a instituição está inserida. “Creio ser muito importante a apresentação da pesquisa realizada pelo Semesp a respeito dos cursos mais procurados na região, o que muito contribui para que tenhamos uma melhor definição na escolha de futuros cursos”, comenta Antonio Carlos Araujo, coordenador do Núcleo de Gestão Educacional e coordenador pedagógico das Faculdades Integradas Padre Albino, de Catanduva.

As Jornadas Regionais de 2014 passaram por seis cidades, ao todo, e terão outra edição em 2015.