O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou nessa quarta-feira (22), um panorama econômico completo e atualizado das Regiões Administrativas da Baixada Santista e de Registro durante a 13ª edição das Jornadas Regionais que aconteceu no Mercure Hotel, em Santos.

Segundo levantamento da Assessoria Econômica do sindicato, as matrículas em cursos presenciais na rede privada na região da Baixada Santista cresceram apenas 1,1% em 2015. Em relação ao número de ingressantes houve uma queda de 10,3% na Baixada Santista e de 15,5% em Registro. “A queda de ingressantes mostra um quadro de instabilidade econômica e soubemos que das 150 mil vagas ofertadas no Fies em 2016 só 39% delas foram preenchidas, o que vai piorar a situação de ingressantes no ensino superior em 2017”, disse Capelato.

O estudo levantou ainda os cinco cursos presenciais mais procurados na rede privada na Baixada Santista: Direito, Administração, Engenharia Civil, Pedagogia e Enfermagem. E na RA de Registro os preferidos foram: Direito, Enfermagem, Administração, Pedagogia e Formação de Professor de Educação Física.

EAD

Já as matrículas em educação a distância na Região Administrativa da Baixada Santista tiveram um aumento de 3,3% e em Registro a queda chegou a 14%. No entanto, na cidade de Santos os ingressantes cresceram 11,9%, enquanto na região de Registro houve queda de 2,2% nos ingressantes.

O diretor comercial do Grupo A, Bruno Weiblen, revelou que o perfil da oferta de EAD está mudando completamente no Brasil porque muitas instituições estão sendo credenciadas para essa modalidade, em função da graduação presencial poder oferecer 20% de atividade a distância. “O mercado era muito concentrado em poucos players e o processo regulatório ainda é bastante burocrático, mas aconselho aos mantenedores buscarem o EAD porque o MEC vai acabar por flexibilizar a modalidade e teremos uma modalidade categorizada e mais híbrida e a qualidade não vai mais estar associada ao presencial ou ao EAD”.

Centro Universitário João Pessoa: um case de sucesso

Após a apresentação do panorama econômico, Glauson Mendes, gestor de Marketing do Centro Universitário João Pessoa (Unipê), mostrou como reter e captar mais alunos com o uso do Marketing integrado na prática. O profissional já triplicou o número de alunos matriculados na instituição em curto período de tempo. “O Marketing não pode ser apenas um departamento, mas trabalhar de forma integrada principalmente com a Comunicação e com todos os outros departamentos e o primeiro passo a ser dado é fazer um planejamento estratégico de eventos”.

Mendes atingiu metas firmando três objetivos depois de estudar e ntender a cultura da Unipê. “Eu tinha de ampliar a relevância percebida da população paraibana em relação a instituição, fazer o aluno ter orgulho de fazer parte da Unipê e aumentar o número de matrículas”, lembrou.

A estratégia foi criar núcleos de atendimento com pessoas comprometidas em atender bem. “Instituímos o Núcleo de criação em mídia e comunicação institucional, o Núcleo Digital (conteúdo dos portais) e o Centro de Inteligência e Relacionamento de Negócios (telefonistas bem informadas sobre eventos e Call Center no atendimento do aluno e estratégias de retenção) e por meio desses profissionais demos um melhor atendimento, além dos profissionais das mídias sociais que contratamos para monitorar nossos likes, curtidas e o nosso alcance e a partir das métricas começamos um trabalho de captação e retenção de alunos”.

As Jornadas ainda contaram com uma atualização da legislação educacional e, no período da tarde, durante as palestras simultâneas, os participantes puderam escolher entre os seguintes temas: Gestão da Inovação Acadêmica, Aprendizagem Ativa e o Perfil do Professor e Um Instrumento de Avaliação para diagnosticar a qualidade dos cursos de graduação, na primeira sessão, e A nova sala de aula e Indicadores de Qualidade – CPC, IGC, ENADE e outros, na segunda sessão.

Depoimentos

A vice-presidente do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília, LúciaTeixeira, disse que  “é muito importante para vencer dificuldades as instituições de ensino superior se unirem para, juntas,  encontrarem o caminho para dar as respostas aos alunos e professores, inclusive na questão inovação. Os números da Baixada Santista estão melhores que o do Estado de São Paulo, o que mostra a força dessa união para vencer momentos difíceis. Agora vamos começar a iniciar projetos em conjunto, formando uma rede aqui na região, para buscarmos soluções, dividir processos e ir em busca da melhoria da qualidade de nossos cursos”.

Valdir José Lanza, diretor de Relações Internacionais do Semesp, disse que “as Jornadas Regionais é a melhor oportunidade para atualizar os profissionais do ensino superior e um momento para debater três questões: crise econômica, ciclo que se encerrou em 2016 com a redução do Fies e oportunidade para redimensionar a questão de financiamentos, com o novo departamento de Coordenação de Redes do Semesp, que tem montado parcerias entre IES levando a elas formas de redução de custos, novos financiamentos e inovação, as novas pedagogias ativas”.