Cenário do setor será apresentado hoje (6), em Salvador, na 11ª edição do SADEBr

O diretor Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresenta “Panorama da Educação Superior: Oportunidades frente ao cenário macroeconômico e concorrência”, na 11ª edição do SADEBr – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira, que será realizado no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, hoje (6). A análise setorial do ensino superior contempla dados do estado da Bahia e da região Metropolitana de Salvador, composta por 38 municípios.

Rodrigo Capelato adianta que, mesmo com a grave crise econômica que o país sofre desde 2015 e a crise do Financiamento Estudantil – Fies, a variação das matrículas nas instituições de ensino superior, em cursos presenciais, no Estado da Bahia manteve-se praticamente estável (-0,9%). Enquanto no Brasil o índice registrou queda de 2,6% em 2016.

 “A explicação desse cenário um pouco melhor na Bahia deve-se ao trabalho das instituições de auxiliar alunos com oferta de financiamentos próprios, cursos com boa empregabilidade e renegociações”, explica Capelato.

Quando considerada somente a Região Metropolitana de Salvador, a variação no número de matrículas em cursos presenciais foi mais acentuada (-4,1%), passando de 145 mil para 139 mil matriculados em 2016.

O índice de matrículas nos cursos a distância (EaD) registrou desempenho um pouco melhor em relação aos cursos presenciais no estado (-0,6%), mas abaixo do nacional (8,4%).

Os cursos a distância são procurados pelas pessoas de faixa etária mais elevada. Enquanto o público que procura os cursos presenciais é, na maioria, composto de jovens até 24 anos, os interessados por cursos a distância têm, na maioria, mais de 29 anos. “Os cursos a distância têm sido muito interessantes para as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior quando saíram do ensino médio. Além da flexibilidade de horário e de não precisar se deslocar todos os dias para a faculdade, os valores mais acessíveis das mensalidades também tornam os cursos mais atrativos para as pessoas que querem crescer profissionalmente ou mesmo aumentar as suas chances de empregabilidade”, afirma o diretor executivo.

De acordo com os dados do Semesp, a taxa de evasão em cursos presenciais no estado apresentou pequena oscilação, de 23,3% em 2015 para 23,7% em 2016. No EaD, a evasão em 2016 ficou em 32,2% contra 29,7% em 2015. Já no Brasil, a taxa de evasão ficou em 30,1% nos cursos presenciais e 36,6% no EaD.

A análise do diretor do Semesp também englobará os números de concluintes dos cursos presenciais, tecnológicos e EaD, cursos mais procurados, migração dos estudantes, perfil dos alunos, nota de corte e mensalidade média, dados do Fies 2018, entre outros.

Serviço

11ª SADEBR – Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira

Data: 6 de abril

Horário: das 09h00 às 18h00

Local: Wish Hotel da Bahia

Avenida Sete de Setembro, 1537, Salvador

Programação completa