Depois de discutir questões ligadas ao financiamento estudantil e a formação técnica e profissional, a série de webinares Políticas Públicas: Dinâmica e Organização do Ensino Superior dedicou seu terceiro episódio à avaliação do ensino superior. O episódio foi realizado nesta quarta, 9, e contou com a participação do conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e da diretora de Parcerias Internacionais da TEQSA (Agência Nacional Australiana de Qualidade e Padrões para o Ensino Superior), Karen Treloar.

Luiz Roberto Curi iniciou o webinar apresentando uma série de dados referentes ao Censo da Educação Superior, destacando que o Brasil está bem abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no que diz respeito às taxas da população com ensino superior. Segundo ele, dois problemas que o país precisa enfrentar para expandir a educação superior são as altas taxas de evasão e de vagas ociosas, aquelas que são ofertadas pelas instituições de ensino superior, mas não são ocupadas (algo em torno de 75%).

“Esses são tópicos importantes e preocupantes”, afirmou Curi. “Apenas 25% dos egressos do ensino médio entram no ensino superior. Como melhorar a experiência desses estudantes que chegam ao ensino superior para que eles abandonem os cursos?”, perguntou. Segundo Curi, o papel do CNE nesse sentido é de alterar as diretrizes curriculares, flexibilizando e ordenando a estrutura dos cursos para fortalecer os pontos fortes das instituições de ensino. “Nossa luta é para que os currículos sejam estruturados por competência, não por conteúdo, para que, a partir daí, haja uma expansão da educação superior com a criação de novos cursos e a regulação de mais IES”, pontuou.

Curi finalizou destacando que é preciso uma reformulação dos processos de avaliação, deixando para trás essa avaliação que não reforça o aprendizado, apenas testa as instituições de ensino. “É preciso mudar os indicadores para que eles privilegiem o desenvolvimento, ampliando e medindo o compromisso das IES com a sociedade. O compromisso delas é com a sociedade, não com o Ministério da Educação”, reforçou.    

Confira documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro

A representante da Austrália, Karen Treloar, começou sua fala destacando que a educação de qualidade muda a experiência dos alunos e contribui para o crescimento econômico do país, aumentando a taxa de empregabilidade e dando um futuro para os estudantes. Em seguida, ela detalhou o papel da TEQSA (Agência Nacional Australiana de Qualidade e Padrões para o Ensino Superior) é garantir a qualidade, excelência, diversidade, inovação e competitividade internacional da educação da Austrália.

“Nosso papel é garantir a qualidade da experiência de cada estudante”, afirmou. “Fazemos isso por meio de muita negociação e discussão entre todas as partes interessadas, governo, instituições, mercado, etc., para termos uma estrutura de qualificação, com novas formas vocacionais e de inovação que façam sentido”, explicou Karen. “Temos também uma avaliação de risco para protejer tanto os estudantes quanto a própria reputação do setor por meio de um processo de avaliação padrão que reflete todo o ciclo de aprendizagem do estudante, avaliando ambiente, pesquisa, ensino, governança, informação, representação e gestão”, citou.

Karen finalizou o webinar afirmando que, com a pandemia da Covid-19, a TEQSA precisou aumentar a flexibilidade em relação à avaliação, reduzindo, por exemplo, a carga regulatória para contemplar a transição do ensino presencial para o remoto. Outra mudança foi o desenvolvimento de uma avaliação customizada para melhor contemplar a experiência online do estudante e a criação de um guia para que as IES fizessem essa transição. “Nosso objetivo foi auxiliar o setor nesse momento, deixando claro também que o ensino híbrido é o futuro”.

Confira episódios da série de webinares na íntegra

Realizado pelo Semesp, em parceria com a Embaixada da Austrália e Conselho Nacional de Educação (CNE), a série de webinares discutirá em seu último episódio, próxima quarta, 16 de setembro, a questão da inovação acadêmica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.