Com objetivo de melhor direcionar as IES em relação à questão do marketing educacional durante a pandemia, o Semesp começou nesta terça-feira, 18, o primeiro encontro do webinar Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia. O foco será discutir como a pandemia, que mudou uma série de rotinas do ensino superior, como a adoção do ensino remoto, pode servir como experiência ao setor para melhorar estratégias de captação e retenção de alunos, por exemplo, no cenário pós-Covid-19.

O primeiro episódio da série teve como foco a apresentação de duas pesquisas realizadas pelo Instituto Semesp sobre a visão dos alunos e dos docentes sobre a transição das aulas presenciais para o ensino remoto. Ambas as pesquisas foram realizadas no mês de julho com 2500 alunos e 400 professores de instituições de ensino do setor privado e público de todo o país. Os levantamentos focam nos desafios, dificuldades e aprendizados que estudantes e docentes tiveram durante o primeiro semestre de aulas em um cenário completamente atípico.

Confira apresentação das pesquisas na íntegra

“As pesquisas trazem dados condizentes com a realidade do ensino superior brasileiro, com 62,4% e 37,6% de respostas de estudantes das redes privada e pública, respectivamente, uma amostra extremamente relevante do ponto de vista quantitativo e de representatividade do segmento”, disse o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, durante a apresentações dos levantamentos. “Os resultados também refletem a disparidade entre as redes, indicando, por exemplo, problemas gerados pela demora das universidades públicas para tomar uma decisão sobre a mudança das aulas presenciais para remotas”.

Para Rodrigo Capelato, o levantamento aponta que, mesmo com críticas, os estudantes entenderam que as aulas remotas eram o modelo mais adequado a ser adotado durante esse primeiro momento de pandemia. “Um dos problemas mais apontados pelos alunos é a questão da internet, o que acabou implicando em uma maior satisfação de estudantes das Classes A e B, já que estes possuem melhor acesso à conexão à internet e equipamentos”, avaliou.

No caso dos docentes, uma das principais reclamações é em relação a atenção dos alunos. “O problema de dispersão e a concentração dos alunos é um ponto focal que tem gerado insatisfação entre os docentes”, afirmou Capelato. “Assim como os alunos, os professores também entenderam que, apesar dos problemas gerados, não há culpados nesse cenário e as IES fizeram o que poderia ser feito sem um planejamento prévio”.

Entre outros dados, as pesquisas apresentam vários pontos positivos e negativos da adoção das aulas remotas do ponto de vista dos alunos e dos docentes. Ambas serão disponibilizadas na íntegra aos associados do Semesp posteriormente.

Os próximos encontros do webinar Marketing na captação e retenção durante e pós-pandemia acontecerão nos dias 21 e 25 de agosto, às 10h. Na sexta, 21, o webinar contará com a participação de Luiz Muniz, sócio-diretor da Telos Resultados, uma empresa especializada em preparar seus clientes a aumentarem o lucro através do conceito de “Fazer Mais com Menos”, extraindo o máximo dos recursos já instalados.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.