Estudantes de ciências contábeis da Universidade Metodista ajudam a comunidade na elaboração do Imposto de Renda

por Juliana Duarte

Começo do ano é época de acertar as contas com o Leão. O famoso apelido atribuído ao Imposto de Renda (IR) é em parte justificado pelo horror que as pessoas têm de encarar essa tarefa. Mas realizar a declaração tem sido menos pavoroso para a comunidade atendida pela Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo (SP), que há dez anos presta assessoria gratuita a quem tem dúvidas na hora de declarar.

Os atendimentos ficam a cargo dos estudantes, porém nenhuma declaração é feita sem o aval do professor idealizador e coordenador do projeto, Francisco de Assis Alves Brígido. “Oferecemos todo o suporte e checamos os trabalhos um a um”, conta.

Ainda que a participação dos universitários seja voluntária, é grande o interesse dos alunos, especialmente porque oportuniza a vivência da prática. O trabalho ainda conta como atividade complementar do curso e todos os alunos recebem um certificado ao final do período de atividades do projeto. “Eles se dividem entre o estágio, as aulas e os atendimentos. Sempre temos vários interessados em participar, pois é uma vivência importante para o mercado de trabalho”, comenta o coordenador.

Os agendamentos, que duram cerca de meia hora, são gratuitos e devem ser feitos com antecedência por telefone. O único pagamento solicitado pela instituição é a doação de três quilos de alimentos não perecíveis (exceto açúcar, sal e farinha) ou fraldas descartáveis (geriátricas e infantis). “A quantidade arrecadada é entregue a instituições carentes da região. Os alunos conquistam um aprendizado sólido e ainda conseguem ajudar o próximo”, comemora o professor.

A possibilidade de desenvolver uma atividade prática, que costuma ser rentável no dia a dia de uma assessoria contábil, tem despertado o interesse de alunos de outros cursos. “Há cada vez mais integração com outros cursos”, afirma Brígido.

Raio X
Assessoria para IRO que é:assistência contábil à comunidade para elaboração da declaração de imposto de renda, com a participação de alunos e arrecadação de alimentos
Tempo de projeto: existe há 10 anos, sempre de março a abril
Quantidade de alimentos arrecadados: 640 kg em 2012 (o levantamento deste ano ainda não havia sido divulgado)
Alunos participantes em 2013: 30 estudantes
Atendimentos realizados em 2013: cerca de 15 pessoas por dia, ou 180 declarações estimadas neste ano