Fonte: Valor Econômico

O Fies, financiamento estudantil do governo, está novamente com problemas. As instituições de ensino superior só estão conseguindo contratar metade das vagas que foram autorizadas a ofertar aos seus alunos neste segundo semestre, apurou o Valor. O Ministério da Educação (MEC) abriu 61,5 mil novas vagas de Fies, em agosto, já dentro das regras que limitaram consideravelmente o acesso ao programa estudantil.

Nesta semana, a Anima reportou ao mercado que das 902 vagas de Fies autorizadas pelo MEC apenas 453 contratos do financiamento estudantil foram efetivamente assinados, sendo 278 por calouros e 175 por alunos veteranos. No entanto, o problema não se restringe à Anima. Outras instituições de ensino de diferentes regiões do país enfrentam o mesmo percalço.

Entre os problemas relatados estão, por exemplo, dificuldades dos alunos de se enquadrarem às novas exigências de renda do Fies. Agora, para um estudante conseguir um financiamento de cerca de 90% do valor da mensalidade é necessário que sua renda per capita seja de até meio salário mínimo. Os estudantes com rendimento entre 2 e 2,5 salários mínimos conseguem financiar pouco mais de 20% da mensalidade. No entanto, segundo levantamento do Semesp, sindicato de instituições de ensino, 80% dos alunos que obtiveram o Fies neste ano têm uma renda per capita de 1,5 salário mínimo.

Leia a matéria na íntegra em: http://www.valor.com.br/empresas/4261572/apenas-metade-das-vagas-do-fies-e-preenchida-no-segundo-semestre#impresso-953863