A sociedade precisa reconhecer os bons exemplos. O ensino superior também.  Ainda dá tempo de indicar os seus

por Luciene Leszczynski

A importância das instituições particulares de ensino superior que está demonstrada nos números ainda carece de reconhecimento entre a sociedade e vai na contramão da ampliação e da qualidade do sistema. A falta de identificação é gerada justamente porque a sociedade não encontra um “rosto amigo” a quem possa dirigir todos os seus agradecimentos e frustrações, permitindo uma interlocução imediata que poderia contribuir para o aperfeiçoamento das próprias instituições e dos modelos de ensino.

Basta uma rápida olhada nos dados do Censo da Educação Superior para perceber a representatividade de participação do setor particular no oferecimento de vagas para a formação universitária, acadêmica e profissional dos estudantes brasileiros. Responsável por mais de 74% dos estudantes matriculados numa graduação e pela formação de cerca de 80% dos alunos que concluíram uma graduação em 2010, conforme o último Censo, o setor privado de ensino superior é peça fundamental para a construção do conhecimento necessário ao desenvolvimento do país.

Na outra ponta, o setor agrega mais de 226 mil docentes, além de um corpo de funcionários técnico-administrativos que chega a quase meio milhão de pessoas, de acordo com levantamento da assessoria econômica do Semesp. E se for considerada a força de trabalho atuante na maioria das empresas brasileiras, mais uma vez as faculdades particulares despontam. Uma pesquisa realizada pela Franceschini Análises de Mercado constatou que a maioria dos empresários e executivos de médio e alto escalão das principais empresas de São Paulo é oriunda de instituições particulares de ensino superior. O levantamento feito em 2008 apurou que 76% dos entrevistados cursaram faculdades particulares, índice que chega a 85% no nível de pós-graduação.

É no sentido de destacar o trabalho desenvolvido por essas instituições e seus representantes que a revista Ensino Superior lançou o Prêmio Lideranças do Ensino Superior, considerando a atuação das pessoas que fazem o ensino superior e permitindo dar maior visibilidade a esses gestores e às suas melhores práticas de gestão. Você já escolheu o seu?