Fonte: Agência Fapesp – Políticas de Inclusão

Uma pesquisa realizada por Jacques Wainer, professor do Instituto de Computação da Unicamp, e por Tatiana Melguizo, professora associada da Rossier School of Education da University of Southern California, mostrou que os estudantes que ingressaram por meio de políticas de inclusão, tais como, cotas raciais e sociais, Fies, ProUni e outros, tem tido o mesmo ou melhor desempenho que os demais ingressantes.

Os pesquisadores contaram com o apoio da FAPESP e se basearam nos resultados do Enade de 2012, 2013 e 2014, o objetivo era justamente medir o rendimento dos alunos que se beneficiaram das ações promovidas pelo governo federal.

“O resultado que obtivemos foi que as notas dos alunos cotistas ou que receberam financiamento do Fies não apresentavam diferenças importantes em relação às de seus colegas de classe. Quanto aos alunos que receberam bolsas do Prouni, suas notas foram bem melhores do que a de seus colegas de classe”, disse Wainer em entrevista a Agência FAPESP.

Leia a reportagem na íntegra neste link.

Para abordar não só os aspectos jurídicos e regulatórios do Enade, como também uma visão acadêmica do exame, a Universidade Corporativa Semesp terá no dia 17/03 o curso “Enade: Impactos Regulatórios, Cálculo dos Indicadores e Melhora do Desempenho dos Alunos”.

O curso será realizado na sede do Semesp , em São Paulo, e associados possuem desconto na matrícula.

As vagas são limitadas! Mais informações aqui.