O portal dedicado ao estudante é uma ferramenta indispensável para uma instituição de ensino, pois facilita diversas atividades e funciona como um importante meio de comunicação

por Juliana Duarte

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O que é?
O portal do aluno é um veículo de comunicação direto da instituição de ensino. O ambiente virtual possibilita que o estudante acompanhe e controle informações financeiras, realize matrículas, tenha acesso a comunicados internos e novidades da instituição, além de consultar dados acadêmicas ou mesmo entrar em contato com diferentes áreas administrativas. O site ainda pode ser uma boa fonte de consulta para vagas de estágios e demais informações relacionadas ao mercado de trabalho.

Por que utilizar?
O canal de comunicação facilita diversos processos e é mais um atrativo para o aluno desde o momento de fazer a matrícula. O sistema de geração de boletos ou solicitação de segundas vias é mais ágil que os métodos tradicionais, o que reduz a incidência de inadimplentes e atrasos nos pagamentos. A área de consultas a notas e faltas também é uma importante ferramenta, já que torna o processo acadêmico mais ágil. Além disso, estar inserido no ambiente virtual é uma maneira de mostrar que a instituição está preocupada em facilitar a vida do aluno e lhe oferecer métodos atuais, de acordo com a evolução do mercado.

Como funciona?
A instituição interessada em ter um portal para o aluno deve procurar empresas especializadas em desenvolvimento de sites e soluções para a internet. É importante verificar se os profissionais contratados já fizeram algum trabalho semelhante, o que pode acelerar e tornar o processo mais eficaz. Ao desenvolver o projeto, é fundamental optar por um site com boa arquitetura de informação – fácil de navegar, claro e bem organizado. O rascunho do projeto deve ser definido até a assinatura do contrato – essa característica irá definir os valores para a criação do portal, que deve ter a mesma identidade visual da instituição.

Tipos
O portal é um tipo de website que reúne diversos conteúdos fornecidos por apenas uma empresa, no caso a instituição de ensino. A ferramenta é chamada dessa maneira por oferecer diferentes serviços e informações disponibilizados no mesmo endereço virtual. Existem alguns tipos de portais, como os transacionais (e-commerce), os públicos, os privados, os informativos, os verticais (que oferecem conteúdos específicos) e os horizontais (sites públicos com informações gerais). Em instituições de ensino superior, é comum optar por portais privados, disponíveis apenas para alunos e professores, e informativos.

Quanto custa
O valor para a construção de um portal varia muito de acordo com diferentes quesitos, como quantidade de ferramentas e de páginas, tipo de programação e forma de gerenciamento, entre outros itens. A instituição contratante irá arcar com os custos referentes à hospedagem (mensal), ao domínio (anual), à criação e à construção do site e ao layout (valores únicos).