Uma noite de festa compartilhada com autoridades, representantes de entidades e da sociedade civil, reitoria, alunos, professores e funcionários administrativos. A Unoeste chegou aos 45 anos tendo muito que comemorar! Afinal, são muitas histórias para contar… Hoje, a maior universidade do oeste paulista está entre as 10 melhores particulares do Brasil, segundo o IGC/MEC, já formou mais de 90 mil profissionais, além de estar preparada para ganhar novos lares, inicialmente com o curso de Medicina nas cidades paulistas de Jaú e Guarujá. A última terça-feira (7) ficou marcada na história e terminou com muita música e fogos para coroar com muito orgulho o trabalho da universidade, pois acredita que a educação pode transformar a vida das pessoas.

E essa história começou com o sonho de dois professores, Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, de encurtar a distância que existia na época, em 1972, da região de Presidente Prudente com o ensino superior, principalmente na formação pedagógica. Assim, tudo começou com os cursos de Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. Em 2017, já são mais de 70 cursos de graduação, entre presenciais e a distância, centenas de especializações, seis mestrados e dois doutorados, todos bem avaliados pelo Ministério da Educação.

Uma trajetória que não seria possível percorrer sozinho. Como bem lembrou o diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, esta é uma obra em que todos construíram juntos! “E temos muito mais a crescer e conquistar. Estamos em um constante caminhar”, disse em sua fala de recepção aos convidados em coquetel no novo espaço de festas da Gastronomia.

Para o tenente coronel da Polícia Militar e chefe maior do CPI-8, Flávio de Oliveira Martinez, a Unoeste faz parte da história de Presidente Prudente, que completou no último mês de setembro 100 anos. “A universidade contribuiu muito para os avanços da sociedade, com novos cursos, qualificação profissional, proporcionando a melhoria do desenvolvimento humano da cidade e região. A polícia sentiu esses benefícios, hoje o município tem um dos melhores índices de segurança do Estado de São Paulo e um dos menores indicadores de criminalidade. E a Unoeste também colabora para esses dados, pois traz mais oportunidades para que as pessoas cresçam na vida e para que tenhamos menos problemas em relação à questão da segurança pública”.

Já o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, destacou o trabalho da Unoeste na área do empreendedorismo e da inovação, sendo uma das grandes propulsoras e parceira da entidade em diversas ações. “A universidade dissemina excelente educação, muito conhecimento e é de extrema importância para a região e porque não dizer para o Estado de São Paulo. Nesse ecossistema do empreendedorismo é preciso uma tríplice hélice: poder público, setor privado e as universidades”.

Presente em todas as áreas do conhecimento, a universidade tem atuado com diversas parcerias, como a da prefeitura prudentina, inclusive estiveram presentes à festa dos 45 anos diversos secretários municipais, juízes, promotores e demais representantes de entidades públicas e privadas, o que reforça o trabalho da Unoeste não somente com ensino e pesquisa, mas com a extensão.

Na área da saúde, por exemplo, um dos parceiros é o Hospital Regional (HR). Para o superintendente da unidade e presidente-nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Francisco Beloti, esse é um momento importante de celebrar 45 anos de vida, mantendo-se sempre jovem e em pleno crescimento. “É muito bom contar com a Unoeste no hospital que é o segundo maior do Estado, com uma infraestrutura gigantesca e que não responde apenas pela cidade, mas atende a região. Ver essa juventude toda reunida e tudo o que a universidade significou na vida das pessoas que passaram por aqui ou que ainda vão passar, só temos a agradecer e continuar pedindo bênçãos para os próximos anos”.

Além do coquetel, organizado pelo curso de Gastronomia, a graduação em Música, com a UnoJazz BigBand, animou os presentes com um repertório de canções nacionais e internacionais. Teve ainda a participação do egresso Gael Namastê, que fechou com muito brilho e entusiasmo a noite. Com aproximadamente 20 mil alunos e mais de 2 mil funcionários, a maior universidade do oeste paulista completa 45 anos tendo muito orgulho de ter contribuído com inúmeras histórias de sucesso.