chegada ao Conic

Estudantes de diversas áreas chegam ao último do Conic

Trabalhos sobre turismo dark, e-commerce e literatura adaptada para o mundo dos games foram alguns dos temas que marcaram o início do último dia do Conic-Semesp

Depois de um primeiro dia agitado com apresentações de trabalhos nas áreas de Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Sociais e Aplicadas, o 18º Conic-Semesp continua neste sábado, 1º de dezembro, na Unip – Cidade Universitária, em São Paulo.

Alunos de mais de 190 instituições de ensino superior da rede pública e privada estão circulando pelos corredores da Unip prontos para apresentarem seus trabalhos de iniciação científica em sala de aula ou painéis.

apresentação conic

Luiz Octavio Oton Piza Pieroni Lang apresenta trabalho sobre turismo dark em São Paulo

É o caso dos estudantes de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Luiz Octavio Oton Piza Pieroni Lang e Alice Feminino Reis, que apresentaram o trabalho “O Potencial do Turismo Dark na Cidade de São Paulo” na manhã deste sábado. A ideia da pesquisa dos estudantes começou depois de uma viagem a Edimburgo, na Escócia, quando Luiz Octavio decidiu investigar por que São Paulo não explora seu potencial de “cidade dark”.

“As pessoas ainda desconhecem ou têm bastante preconceito em relação a esse tipo de turismo”, afirmou o estudante durante a apresentação. “Mas turismo dark está ligado a questões importantes como arquitetura, patrimônio, história da cidade, consciência cultural e importância social”, defendeu citando, entre outros, lugares da capital de São Paulo como o Cemitério da Consolação, o Edifício Martinelli e a Capela dos Aflitos.

Tecnologia aliado ao conteúdo em sala de aula

apresentacao conic

Gustavo Lino Garcia está adaptando a obra literária “Dom Quixote” para o universo dos games de RPG

Literatura e videogame

Um livro geralmente cobrado no vestibular transformado em um jogo de videogame. Esse é o tema do trabalho do estudante Gustavo Lino Garcia. Aluno do 2º semestre de Análise de Sistemas, da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATECGA), Gustavo adaptou aspectos da obra literária “Dom Quixote” para o universo dos jogos de RPG e apresentou, em painel, o trabalho “Dom Quixote, uma Abordagem Através da Tecnologia”.

“Eu construí o jogo a partir de elementos como o mapa territorial da trama e as experiências das personagens, como as alucinações que o protagonista sofre”, explicou. O objetivo do estudante é, por meio do jogo, despertar o interesse dos jogadores para a obra literária. “O avanço das tecnologias tem influencia no aumento do desinteresse dos jovens pela leitura. Meu objetivo é desenvolver o jogo compatível com todos os sistemas operacionais e disponibilizá-lo para download na internet, assim as pessoas saberão mais sobre a história do livro”, disse.

apresentação conic

Mariana Scarael de Andrade Aukar quer saber qual o perfil dos usuário de e-commerce em Campo Grande (MS)

O mundo do e-commerce

A internet também está no centro do interesse da aluna de Engenharia da Produção, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mariana Scarael de Andrade Aukar. Em andamento, a estudante está desenvolvendo a pesquisa “Perfil dos Compradores de Roupas e Calçados por E-Commerce”.  O objetivo da estudante é traçar um perfil das pessoas que compram e não itens de moda pela internet na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

“Minha ideia é aplicar um questionário para cerca de 700 pessoas em pontos comerciais de Campo Grande para determinar questões como sexo, renda, ocupação, nível de escolaridade etc”, detalhou Mariana. “Quero com isso auxiliar gestores a expandir seus negócios online”.