Participaram da live Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil e realiza o evento, e Adriano Mussa, diretor acadêmico e sócio da Saint Paul Escola de Negócios.

Na última sexta-feira, 13, a TV Estadão fez uma live no Facebook  abordando o 21º FNESP. Participaram da live Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil e realiza o evento, e Adriano Mussa, diretor acadêmico e sócio da Saint Paul Escola de Negócios.

Na conversa, Capelato e Mussa debateram sobre o tema do evento, que, em 2019, terá como foco a mudança de mindset a partir da esfera da Educação Superior. “Com as mudanças da Revolução 4.0, precisamos pensar de outra forma e reconfigurar nossa mente para não termos medo das novas tecnologias como a Inteligência Artificial, por exemplo,” explicou Capelato. “Debateremos no evento o que os gestores educacionais e líderes na área de educação podem fazer utilizando essas novas ferramentas que estão mudando totalmente os formatos dos cursos superiores”, pontuou.

“A Inteligência Artificial nos ajuda da deixar a aprendizagem mais fluída e é importante para personalizá-la”, afirmou Adriano Mussa. “Ela torna a aprendizagem mais pessoal e facilita, por exemplo, a identificação de como cada indivíduo aprende melhor, por meio de leituras, assistindo a vídeos, participante de atividades interativas etc.”, citou.

Rodrigo Capelato também contou um pouco sobre como foi a curadoria do evento, feita pela Diretoria de Inovação do Semesp junto com outras áreas da entidade. “Nós temos um fio condutor ao longo das edições. Ano passado, falamos de Revolução 4.0, agora vamos falar de mudança de mindset a partir de discussões sobre ensino à prova de robôs, apresentação de cases de IES que já estão se transformando e pensando fora da caixa e um viés mais econômico desse cenário”, adiantou.

O 21º FNESP acontece nos próximos dias 26 e 27 de setembro, no WTC São Paulo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Confira o bate-papo da live na íntegra