Na manhã dessa quinta-feira, 19, começou oficialmente a programação da 10ª Missão Técnica Internacional do Semesp que inclui seminários e visitas técnicas às instituições referências em ensino superior de qualidade nas cidades australianas de Sydney, Brisbane e Melbourne.

Os 40 participantes, entre gestores de Instituições de Ensino Superior – IES brasileiras, representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – Seres/MEC e a equipe do Semesp, estão na Austrália para conhecer o sistema educacional do país, reconhecido como um dos melhores do mundo.

Ao realizar a abertura oficial da programação da 10ª Missão Técnica, na Macquarie University, em Sydney, o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, deu as boas vindas ao grupo ressaltando a representatividade da Austrália no âmbito da educação superior. Na atualidade o país possui 43 universidades e 125 faculdades que congregam 1,457 milhão de alunos, sendo 391 mil internacionais.

Na oportunidade, os participantes puderam conhecer as estratégias de internacionalização da Macquarie University, como programas de intercâmbio com IES brasileiras, bolsas de estudo e financiamento, além de parcerias entre universidades público-privadas.

Ainda no primeiro dia, o grupo de brasileiros conheceu o NSW Department of Industry, departamento do estado de New South Wales que cria condições para que a comunidade prospere, garantindo incentivos de trabalho, gestão de recursos naturais e, principalmente, qualidade educacional para os níveis superior e técnico.