Projeto da Universidade Metodista aproxima alunos do mundo real da preparação física e psicológica de skatistas

Por Juliana Duarte

O skate passou a fazer parte da rotina da Universidade Metodista quando Edgard Vovô, premiado skatista profissional, decidiu procurar o professor de educação física Denis Foschini. “Ele desejava fortalecer a musculatura, pois começou a ter lesões frequentes. Fiz uma avaliação e propus uma preparação completa”, conta o professor. De tão produtiva, a experiência logo foi transformada em um projeto multidisciplinar realizado no campus da instituição, em São Bernardo do Campo.

A Metodista firmou parceria, em janeiro de 2012, com a agência de marketing esportivo Precision Skate (PSK) e estendeu o programa de treinamento a outros skatistas agenciados pela empresa – atualmente são sete (um amador e seis profissionais). O grupo de atletas utiliza a infraestrutura da universidade para a preparação física e fisioterapia, processos comandados por professores e alunos dos cursos da Faculdade de Saúde. “Também oferecemos acompanhamento nutricional, psicológico e odontológico, que são realizados em nossa policlínica”, explica o docente.

Vinte estudantes participam do projeto e acompanham o processo de perto, desde os atendimentos à rotina de treinamento dos atletas. Além da parte prática, os alunos fazem pesquisas acadêmicas sobre o tema, que serão entregues no final do ano (no total, 16 estudos estão em desenvolvimento). “A satisfação que eles têm em acompanhar o projeto é muito grande. Isso facilitou a procura por estágios e o desenvolvimento de TCCs sobre o tema”, diz o professor.

A preparação física é realizada na academia-escola, um complexo esportivo equipado com quadras, salas de ginástica e condicionamento físico, área destinada à ginástica artística e uma piscina semiolímpica. “O local foi construído para que os estudantes pudessem desenvolver suas atividades acadêmicas. Eles realizam atendimentos à comunidade interna e externa”, comenta Foschini. Além do esporte sobre rodas, a academia também faz o atendimento a atletas de outras modalidades, como handebol e basquete.

Raio X
Skate na universidade

Desde quando existe: janeiro de 2012
Quantos alunos participam: 20 fixos
Professores envolvidos: 6
Quantos skatistas participam: 7 – um amador e seis profissionais (Leonardo Ruiz, Rony Gomes, Edgard Vovô, Italo Penarrúbia, Dan Cezar, Lecio Neguinho e Geninho)
De quantas competições os atletas já participaram depois da parceria: 4