A 12ª edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é uma ação promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e contará com uma mostra dos projetos realizados e atendimentos à comunidade. Nesta edição, um dos destaques da campanha é o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, com diversas instituições que vêm trabalhando, ao longo do ano, para conscientizar a população a ajudar a combater o mosquito aedes aegypti.

O projeto foi criado em 2005 com o intuito de incentivar e amplificar a divulgação dos projetos realizados pelas IES no âmbito da responsabilidade social. A Campanha culminava no Dia da Responsabilidade Social, agora ampliado para a Semana da Responsabilidade Social, quando as instituições promovem uma mostra do que é realizado ao longo do ano com propósito de aproximar o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações realizadas pelas IES e de serviços nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras.

A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das IES. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções.

Participam da ação tanto as instituições particulares – associadas ou não à entidade – como as públicas e também aquelas vinculadas ao Sistema “S”. Cada instituição cadastrada na Campanha tem autonomia para definir o local de realização do evento, bem como a programação de atividades, que devem ser todas gratuitas.

Além dos benefícios promovidos para a população, as ações garantem às IES a certificação com Selo Instituição Socialmente Responsável, reconhecendo a importância do vínculo entre o universo acadêmico e a comunidade.

Concurso de Vídeos – Para registrar de maneira criativa as ações promovidas pelas instituições na Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, a ABMES criou o Concurso Sílvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social. As inscrições para a 10ª edição do concurso serão abertas no dia 19 de setembro e as IES participantes concorrem a até R$ 10 mil concorrendo em quatro categorias: documentário, cobertura jornalística, vídeo institucional e videoclipe.

Mais informações sobre a campanha acesse www.responsabilidadesocial.abmes.org.br.