Dados Brasil

12ª edição / 2022

Dados Brasil – 12ª edição / 2022

Ingressantes

Ingressantes

Ingressantes em Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

72,7% dos ingressantes de 2020 entraram em uma IES da rede privada. Apesar do alto percentual, a rede viu uma queda de 15,6% no número de calouros nos cursos presenciais de 2019 para 2020. Na rede pública, o decréscimo foi de 9,1%. No total, a redução no número de ingressantes foi de 13,9%, um impacto direto do primeiro ano da pandemia de Covid-19 que obrigou as IES a migraram das aulas presenciais para o ensino remoto emergencial, afastando novos alunos da modalidade.
Mapa-12-BR-Ingressantes-Cursos-Presenciais

Ingressantes em Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

97,6% dos ingressantes em cursos EAD se concentraram na rede privada em 2020. Com a pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, a modalidade, que já vinha apresentando uma tendência de crescimento, se beneficiou ainda mais. O aumento no número de calouros de 2019 para 2020 foi de 26,2%, com um incremento de 25,7% na rede privada e 48,8% na rede pública, historicamente pouco entusiasta da modalidade.
Mapa-12-BR-Ingressantes-Cursos-EAD

Distribuição de Ingressantes por Modalidade

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Pela primeira vez na história da coleta de dados do Censo do Ensino Superior, o número total de ingressantes no EAD ultrapassou o presencial. Se considerarmos apenas a rede privada, é o segundo ano consecutivo que os calouros do EAD ultrapassam os números dos presenciais.
Mapa-12-BR-Ingressantes-Distribuição-Modalidade

Distribuição de Ingressantes por Modalidade – Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Os gráficos ao lado mostram o comparativo do ingresso em cursos noturnos e EAD nas IES Privadas de acordo com a faixa etária do aluno. De acordo com os números, quanto maior a idade, maior o interesse pela modalidade EAD.
Mapa-12-BR-Ingressantes-Distribuição-Modalidade-Rede-Privada

Ingressantes com até 24 anos em Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

De 2019 a 2020, o número de ingressantes até 24 anos de idade em cursos presenciais caiu 13,9%: 16,5% na rede privada e 7,7% na rede pública. 69,0% desses novos alunos estão na rede privada. A queda segue a tendência da diminuição da população dessa idade e é uma consequência ainda da pandemia de Covid-19, que obrigou as IES a suspenderem as aulas presenciais. Historicamente, o público mais jovem tem preferência pela modalidade presencial e pode ter optado por adiar o ingresso no ensino superior em virtude da pandemia.
Os ingressantes da faixa etária até 24 anos representam 67,9% no total de novos alunos em cursos presenciais, ou seja, a cada 100 ingressantes em cursos presenciais, 67,9 possuem até 24 anos. Na rede privada, esse percentual é de 64,3% e na rede pública, 77,5%.
Mapa-12-BR-Ingressantes-Até-24-anos-Cursos-Presenciais

Ingressantes com até 24 anos em Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Apesar do crescimento no número de matrículas no EAD, os novos alunos até 24 anos que ingressaram na modalidade aumentaram apenas 17,0% de 2019 para 2020: 16,7% na rede privada e 34,5% na pública. 98,1% desses ingressantes estão na rede privada.
Os ingressantes da faixa etária até 24 anos representam 27,3% no total de novos alunos em cursos EAD, ou seja, a cada 100 ingressantes em cursos EAD, 27,3% possuem até 24 anos. Na rede privada, esse percentual é de 27,4% e na rede pública, 22,1%.
Mapa-12-BR-Ingressantes-Até-24-anos-Cursos-EAD

Estimativa do Número de Ingressos no Ensino Superior Privado

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Em 2021, o Instituto Semesp avaliou a variação do número de novos alunos nas instituições de ensino superior privadas brasileiras no 1º semestre de 2021 (até maio), comparando com o mesmo período de 2020. A partir da coleta de dados do levantamento, o percentual de queda chegou a 16,8%, sendo uma redução de 20,2% para cursos presenciais e aumento de 20,8% para cursos EAD. As principais dificuldades mencionadas pelas instituições de ensino superior na captação de novos alunos no período foram redução na renda familiar do aluno, incerteza sobre a volta das aulas presenciais e desemprego do próprio aluno.
Mapa-12-BR-Ingressantes-Estimativa